Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20648
Título: A literacia emocional em sala de aula : a importância da empatia na relação pedagógica professor-aluno para o sucesso do ensino-aprendizagem na disciplina de Economia A
Autor: Silva, Luís Miguel de Matos Almeida e
Orientador: Patrocínio, José Tomás, 1956-
Palavras-chave: Prática pedagógica
Empatia
Ensino-aprendizagem
Economia
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório de prática de ensino supervisionada foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Ensino em Economia e Contabilidade, sendo um trabalho de cariz investigativo. Tendo como objetivo estudar a importância da empatia na relação pedagógica entre professor-aluno para o sucesso do ensino-aprendizagem, especificamente na disciplina de Economia A. Com este estudo pretendo verificar se a questão desta investigação é importante para o ensino-aprendizagem e relação professor-aluno. Para tal, a sua fundamentação teórica vai ao encontro das conceções da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers mas no campo educacional. Interligada com ideias de Schön, Tardif e Freire, que vão em encontro do professor reflexivo, dos saberes docentes e da pedagogia da autonomia. A investigação foi aplicada a uma turma específica do 10.º ano de Economia A, do ensino regular da Escola Secundária José Saramago, caracterizando-se assim como um estudo de caso. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com apoio da observação participante, inquérito por questionário a alunos e professora cooperante e grelha de avaliação, que facilitaram a perceção das competências emocionais a que a hipótese assim a determinava. Como também, com adoção de atitudes empáticas que favorecessem a relação pedagógica entre professor-aluno enquanto realizava a minha prática pedagógica. No final, verificou-se uma influência direta das competências emocionais e da empatia no ensino-aprendizagem.
The present report of supervised teaching practice was developed in the context of the Teaching Master in Economics and Accounting, and is a work of investigative nature. Having as goal to study the importance of empathy in pedagogical relationship between teacher and student in the success of the teaching-learning process, specifically in the subject of Economics A. With this study I want to check if the question this research is important for the teaching-learning and teacher-student relationship. To do so, its theoretical foundation meets the conceptions of the Person-Centered Approach of Carl Rogers but in the educational field. Interconnected with ideas of Schön, Tardif and Freire, going in meeting the reflective teacher, the teacher's knowledge and pedagogy of autonomy. The research has been applied to a specific class of the 10th year of Economy, regular teaching of Secondary School José Saramago, characterizing it as a case study. The methodology used was qualitative, with the support of participant observation, survey by questionnaire the students and teacher and evaluation grid, which facilitated the perception of emotional skills that the hypothesis thus determined. As also with adoption of attitudes empathetic qualities to promote pedagogical relationship between teacher and student as I carried out my pedagogical practice. And at the end there was a direct influence of emotional competence and empathy in teaching-learning.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20648
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047447_tm_tese.pdf1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfpie047447_tm_anexos.pdf13,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.