Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20653
Título: Metodologias para criar um clima de aprendizagem favorável numa turma de 10º ano da disciplina de economia : foco na relação professor-aluno e disciplina
Autor: Soares, Sílvia Mariana Fernandes, 1981-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Relação pedagógica
Empatia
Disciplina
Motivação
Economia
Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório da prática de ensino supervisionada é um trabalho de cariz investigativo, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade e corresponde à reflexão e conclusões resultantes da prática pedagógica numa turma de 10.º ano do ensino profissional, com o objetivo de definir algumas metodologias a implementar por forma a criar um clima na sala de aula que seja favorável à aprendizagem. A prática de ensino supervisionada foi realizada na Escola Secundária António Sérgio, em Vila Nova de Gaia, tendo por base a disciplina de Economia de uma turma do 10.º ano do ensino profissional do curso de Técnico de Comércio e o módulo lecionado 4 – Moeda e Financiamento da Atividade Económica. Numa fase inicial procederam-se a entrevistas junto de duas professoras da turma e de quatro alunos e à aplicação de um inquérito por questionário a todos os alunos da turma de referência, de modo a aferir qual a perspetiva dos alunos relativamente às aulas de Economia, relacionamento interpessoal e comportamento. Mais tarde complementadas com a observação participante, no que concerne a técnicas de recolha de dados. Nesse sentido, na planificação e lecionação das aulas de Economia apliquei métodos e técnicas que propiciam um clima favorável à aprendizagem, privilegiando aulas com atividades de cariz mais prático, indicadoras de potenciar a motivação e ajudar a manter a disciplina. A atitude positiva, empática e afetiva por parte do professor também se revelaram ser importantes neste estudo.
The present report of supervised teaching practice is an investigative paper, written in the ambit of the Masters Degree in the Teaching of Economics and Accounting and corresponds to a reflection and conclusions resulting from the pedagogic practice with a 10th year class of a professional course, with the objective of defining a few methods to be implemented in order to create a favourable learning environment. The supervised teaching practice was carried out at the António Sérgio High School, in Vila Nova de Gaia, being based on the Economics class from the 10th year of the Technical Course of Commerce, the 4th module - Currency and Financing of Economic Activity. In the initial fase, interviews were carried out with two of the class teachers and four of the students, and a survey by questionnaire which was given to all the students in the reference class, in order to ascertain what the students’ perspective towards the Economics lessons, interpersonal relationships and behaviour were. Later the information was complemented with participant observation, concerning data collecting techniques. In this sense, during the planning and teaching of the Economics lessons, I applied methods and techniques that encourage a favourable learning environment, favouring lessons with practical activities, indicative of enhancing motivation and helping to maintain discipline. A positive, empathetic and affective atitude on the teachers part also revealed itself to be important in this study.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e da Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20653
Designação: Mestrado em Ensino
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