Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20721
Título: Sistema espacial de apoio à seleção de locais de abrigo para petroleiros acidentados ou em risco
Autor: Nunes, Paulo Jorge Antunes
Orientador: Catita, Cristina Maria Sousa,1971-
Pacheco, Luís Miguel C. P. Bessa
Palavras-chave: Locais de refúgio
Sistemas espaciais de apoio à decisão
Sistemas de informação geográfica
Navegação
Navio a precisar de assistência
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Ao largo da costa continental Portuguesa situa-se uma das zonas de maior intensidade mundial de tráfego marítimo. Devido à elevada concentração geográfica de navios, nestas zonas o risco de incidentes e de acidentes é particularmente elevado. O sector marítimo tem vindo a desenvolver medidas para reduzir a probabilidade de ocorrência de acidentes no mar. Ainda assim, os navios podem passar por situações de emergência (p. ex.: incêndios, intempéries, colisões, etc…) que obrigam ao acolhimento em portos e fundeadouros de refúgio. Um risco para o estado costeiro pelas potenciais consequências que daí podem advir. O registo de diversas recusas de acolhimento por vários Estados Costeiros levou a Organização Marítima Internacional (IMO) a elaborar um conjunto de linhas de orientação para apoiar o processo de decisão em caso de necessidade de acolhimento de navios em perigo. Esta dissertação descreve o desenvolvimento de um sistema geoespacial que incorpora num modelo preditivo, a informação espacial relativa aos critérios definidos nas linhas de orientação da IMO, com objetivo de ordenar o conjunto de alternativas e identificar as zonas de maior adequabilidade ao acolhimento de petroleiros em perigo. O projeto realizado incidiu na utilização das técnicas e algoritmos dos Sistemas de Informação Geográfica e da Análise Multicritério para materializar uma solução técnica que auxilie o processo de decisão em tempo real e que, para tal, integre os dados dinâmicos da meteorologia e oceanografia. Apresenta-se a utilização dos sistemas espaciais de apoio à decisão para ajudar os decisores na escolha de locais de abrigo. O trabalho é desenvolvido a um nível concetual na criação do modelo, adaptação de técnicas e geração de resultados. Ao longo do trabalho ir-se-á apresentar a descrição do problema, a adaptação do modelo genérico à questão, a técnica de geração das preferências dos decisores através do Analytic HierarchycProcess (AHP), a regra de decisão adotada e os resultados da Análise de Sensibilidade do Modelo. O trabalho desenvolvido permite concluir que os resultados são encorajadores e que a abordagem proposta é uma base de trabalho para desenvolvimentos futuros sobre o tema.
The maritime area near the Portuguese coast is one of the world’s highest ships traffic density. In this situation, due to the high geographical concentration of ships, the incidents and accidents risk is particularly high. The maritime industry has been developing actions to reduce the probability of accidents occurrence at sea. But, it is impossible to reduce the ships distress risk to zero. Nowadays and in the future, ships still suffer emergency situations (e.g.: fire, bad weather, collisions, etc ...). Those events can force them to seek a safe heaven near shore. This kind of unprogrammed approach by a damaged ship presents a major risk for coastal states by their potential consequences. In the past, several host states refused the ship’s request for a place of refuge. Those situations forced the International Maritime Organization (IMO) to develop a set of guidelines to support the decision-making process in a case when ships in need of assistance requests for a place of refuge. This dissertation describes the development of a geospatial system which incorporates a predictive model to a spatial decision support system. The model uses a set of criteria based on IMO guidelines. And a multicriteria approach to sort the alternatives and identify areas suitable to host oil tankers in need of assistance. This project focuses on the use of the multicriteria decision support analysis techniques and geographic information systems algorithms to materialize a dynamic workflow process using meteorology and oceanography forecast data. The work described have been done at a conceptual level, this means that the goal of project was to create a model approach to be implemented by any kind of programming language or GIS application. The working effort focused on adapt the techniques and generate generic results. This dissertation will present the problem description, the adaptation process from the generic multicriteria decision support model to the specific problem of Places of Refuge selection, the generation of weights from the decision makers preferences, using the Analytic Hierarchy Process (AHP), the selection of a decision rule and the sensitivity analysis process. In conclusion, the results computed with test data validates the model, encouraging future developments on this subject.
Descrição: Tese de mestrado em Engenharia Geográfica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20721
Designação: Mestrado em Engenharia Geográfica
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