Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20801
Título: A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
Autor: Fernandes, Mafalda Pinheiro
Orientador: Lima, Rosário, 1959-
Palavras-chave: Gestão de carreiras
Sucesso profissional
Branding
Idade
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Num contexto em que o desenvolvimento e gestão das carreiras já não é apenas da responsabilidade das organizações, é imperativo que os indivíduos adoptem comportamentos de auto-gestão de carreira de modo a potenciarem o seu sucesso profissional. Paralelamente, a capacidade de os indivíduos se conseguirem diferenciar da concorrência no mercado de trabalho constitui o desenvolvimento de uma competência valorizada, e que pode sem dúvida marcar a diferença. Assim, a construção de uma “marca pessoal”, e a sua eficaz manutenção, parece estar ligada à ocorrência de comportamentos de gestão de carreira ao nível individual. O presente estudo tem como principal objectivo relacionar os comportamentos de Auto-Gestão de Carreiras e as estratégias de Personal Branding, pretendendo-se verificar se ambos os fenómenos se encontram presentes. Foram aplicados o Questionário sobre Estratégias de Carreira e o Questionário sobre Personal Branding a 202 sujeitos, com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos, e que estivessem a trabalhar há pelo menos 5 anos. Os resultados obtidos revelam uma relação directa entre comportamentos de Auto-Gestão de Carreira e estratégias de Personal Branding, e relações significativas entre as dimensões de cada um dos conceitos. Verificou-se, ainda, que a variável Idade apresenta uma tendência para moderar a relação entre as variáveis em estudo, especialmente quando observados sujeitos mais velhos. Por fim, apresentam-se implicações para as práticas e gestão de recursos humanos, limitações da presente investigação, bem como sugestões para estudos futuros.
In a context where career development and management is no longer a responsibility of organizations, it is imperative that individuals embrace career self-management behaviors in order to enhance their profissional success. At the same time, the individuals’ ability to distinguish themselves from their competition in the labor market, may be considerered as the development of a valued skill, which can certainly make a difference. Thus, the construction of a “personal brand”, and the capability to maintain it, seems to be related to the presence of behaviors that enable a career management at the individual level. This study aims to relate Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, intending to check whether both phenomena are present. The Questionnaire on Career Strategies and the Questionnaire on Personal Branding were applied to 202 subjects, aged 25 to 65, which were working for at least 5 years. The results show a direct link between Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, and significant relationships between the dimensions of each concept. It was also verified that the variable Age had a tendency to moderate the relationship between Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, especially when older subjects were observed. Finally, there are implications for the management and human resources fields, along with limitations of this research, and suggestions for future studies.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20801
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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