Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/20815
Título: Desenvolvimento de um SIG para gestão portuária: o caso do Porto de Lisboa
Autor: Nunes, Rui Jorge Abrunhosa
Orientador: Antunes, Carlos Manuel Correia,1965-
Redweik, Paula Maria,1961-
Palavras-chave: Sistemas de informação geográfica
Administração do Porto de Lisboa
Gestão portuária
Opensource
Bases de dados geográficas
WebSIG
Restituições fotogramétricas
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O trabalho aqui apresentado insere-se na realização de um estágio académico desenvolvido em conjunto com a Administração do Porto de Lisboa, na agora extinta Divisão de Informação Geográfica e Ambiente. Daqui resultou um projecto que pretende contribuir para o desenvolvimento tecnológico da Administração do Porto de Lisboa, através da criação e implementação de um Sistema de Informação Geográfica que seja capaz de dar resposta espacial a diversos problemas de gestão dos espaços e infra-estruturas portuárias. Focando numa primeira fase de desenvolvimento uma área-piloto compreendida entre a Doca da Marinha e o Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, foi dada especial atenção à temática da gestão dominial portuária, prioritária para a administração e justificada pela sua relevância económica. A solução adoptada para concretizar os objectivos deste projecto baseia-se num sistema onde interagem um conjunto de aplicações e tecnologias opensource que permitiram a geração de duas interfaces utilizadas para a visualização de informação georreferenciada sobre um mapa. Ambas são capazes de interagir com uma base de dados geográfica de formas distintas. A primeira, uma aplicação desktop, permite a consulta e inserção de novos dados, bem como a capacidade de eliminar ou editar os dados já existentes. Esta é a interface que técnicos especializados em informação geográfica deverão utilizar, a fim de garantir a manutenção e actualização do sistema durante o seu tempo de vida. A segunda é uma aplicação web, desenvolvida exclusivamente para navegação e consulta de informação a ser utilizada pelos diversos serviços da Administração do Porto de Lisboa e transversal aos mesmos. Para o desenvolvimento do sistema foram utilizadas diversas ferramentas, incluindo aplicações como o PostgreSQL, o QGIS, o Geoserver e bibliotecas de desenvolvimento em linguagem javascript, como o Openlayers, GeoEXT, threejs e jQueryUI. Foram também tomadas em consideração outras ferramentas de desenvolvimento, como o HTML5, PHP e CSS3 para desenvolver a estrutura e aspecto do website que aloja a aplicação web. São também descritos métodos fotogramétricos para obtenção de informação a incluir no sistema. Com os dados fornecidos estes métodos permitiram a obtenção de uma ortofoto e a modelação tridimensional de edifícios, a partir de um par estereoscópico de fotografias aéreas pertencentes ao arquivo da Administração do Porto de Lisboa, obtidas pela extinta Sociedade Portuguesa de Levantamentos Aéreos Lda. e datadas de 1938. Ambos os produtos foram obtidos recorrendo à aplicação PhotoMOD 6 Lite. A informação obtida por via fotogramétrica tem por objectivo o enriquecimento da informação que o sistema pode fornecer ao utilizador. No caso da ortofoto, a sua inclusão deve-se à necessidade de garantir que o sistema é capaz de armazenar e mostrar informação antiga, no presente caso uma cobertura aérea, de forma a no futuro incluir um histórico de informação bastante mais detalhado e assim permitir também a consulta da evolução dos espaços e negócios da Administração. Já os modelos tridimensionais restituídos, embora não constituíssem um objectivo deste trabalho, foram utilizados para demonstrar algumas capacidades da terceira dimensão no enriquecimento da informação que será apresentada ao utilizador. Estes modelos são apresentados através de uma aplicação web desenvolvida sobre javascript que permite uma interacção simples sobre o objecto, utilizando para o efeito tecnologia WebGL. Demonstrou-se que a tecnologia opensource é viável no desenvolvimento de projectos organizacionais de grande dimensão, embora de difícil domínio inicial do ponto de vista do desenvolvimento. Já do ponto de vista do investimento, estas constituem soluções mais baratas e de fácil acesso, embora possam existir alguns pontos negativos no que diz respeito à inexistência de contratos de manutenção do sistema. Deste projecto, além de ter surgido um sistema onde é permitida a consulta de diversa informação associada a dados espaciais georreferenciados, resultam ainda oportunidades que poderão ser exploradas para a constituição de negócios. Com a interacção das diversas ferramentas e tecnologias aqui apresentadas e dando uso a uma metodologia para o desenvolvimento do sistema, foi obtida uma plataforma de gestão de informação que poderá ser utilizada como base para o desenvolvimento de diversos projectos em Sistemas de Informação Geográfica integrados em diferentes temáticas, seja a nível empresarial, industrial ou académico, incluindo ainda serviços de consultoria e de manutenção da solução.
The work hereby presented began as an academic training in partnership with the Port of Lisbon Authority in the former division “Divisão de Informação Geográfica e Ambiente”. This resulted in a project which aims to contribute to the technological development of the Port of Lisbon Authority, through the implementation of a Geographic Information System. As a starting point, the focus will be on the area between “Doca da Marinha” and “Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia”, and the system should be able to provide spatial solutions to various problems regarding ownership and infrastructure management, a priority for the Port Authority, justified by its economic importance. In order to achieve the proposed objectives for this project, a set of open source applications and technologies interact with each other, allowing the generation of two interfaces used to display georeferenced information on a map. Both interfaces are capable of interacting with a geographic database in distinct ways. The first, a desktop application, allows the user to consult and include new data sets as well as the ability to remove or edit existing data. This is the interface that personnel with technical expertise in geographic information shall use to ensure system maintenance and upgrades during its lifetime. The second is a web application developed exclusively for navigation and to query information. This application should be used by the various services of the Port of Lisbon Authority. To develop the system, various tools were considered, including software such as PostgreSQL, QGIS, Geoserver, as well as javascript development libraries such as OpenLayers, GeoEXT, threejs and jQueryUI. Other development tools, such as HTML5, PHP and CSS3, were also taken under consideration to develop the structure and layout of the website that hosts the web application. Photogrammetric methods used to obtain information to be included in the system are also described. With the data provided for this project, it was possible to obtain an orthophoto and three-dimensional models of buildings. Both products were obtained through a pair of aerial photographs belonging to the Port of Lisbon Authority’s archive, taken by the extinct “Sociedade Portuguesa de Levantamentos Aéreos Lda.” in 1938. Both products were obtained by applying the capabilities provided by the software PhotoMOD 6 Lite. The data obtained through photogrammetric methods aims to improve the information that the system can provide to the user. The inclusion of the orthophoto, ensures that the system is capable of storing and show old information, so that in the future more detailed historical information is included, allowing users to query the evolution of the Port Authority ownership and business. Although the three-dimensional models were not included as an objective of this work, they have been used to demonstrate some capabilities of the third dimension in the improvement of information that will be presented to the user. These models are presented through a web application developed on javascript, which allows simple interaction on the subject, using WebGL technology. It was demonstrated that open source technology is feasible in the development of large organizational projects, although the initial stages of development can be hard to handle. On the investment side, these are cheaper solutions and easily accessible, although there may be some drawbacks regarding the lack of system maintenance contracts. Thus, some opportunities that can be exploited for setting up businesses arose from this project. With the interaction between the presented tools and technologies and by following the proposed methodology for system development, an information management platform was developed that can be used as a basis to implement various Geographic Information System projects in different backgrounds, whether corporate, industrial or at the academic level, also including consulting and solution maintenance.
Descrição: Tese de mestrado em Engenharia Geográfica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/20815
Designação: Mestrado em Engenharia Geográfica
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