Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2103

Title: Pensamento ético de alunos do 3º ciclo do ensino básico : um estudo exploratório
Authors: Rodrigues, Maria Odete Ribeiro Gonçalves, 1952-
Advisor: Caetano, Ana Paula, 1962-
Keywords: Relação pedagógica
Ética
Educação moral
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: Com este trabalho de investigação pretende-se apresentar e reflectir os resultados de um estudo exploratório, de carácter descritivo, baseado num questionário de resposta aberta, aplicado a 158 alunos dos 7º, 8º, e 9º anos, ou seja todos os alunos do Terceiro ciclo de uma Escola Secundária com terceiro ciclo de Lisboa. A presente investigação tem como objecto de estudo o pensamento ético dos alunos atrás referidos, em torno de situações percepcionadas, por estes como injustas. Os objectivos que formulámos foram os seguintes: (a)conhecer as percepções dos alunos atrás referidos acerca da relação didáctico-pedagógica que se estabelece na aula; (b)conhecer representações dos alunos quanto a atitudes e comportamentos considerados injustos; (c)evidenciar princípios/valores dos alunos e (d)analisar julgamentos dos alunos suscitados pela vida na aula, nomeadamente quanto à presença das dimensões da justica distributiva, interaccional/relacional e procedimental, assim como a sua orientação moral segundo autores como Piaget e Kohlberg. Foi solicitado aos alunos que respondessem a um questionário de resposta aberta, em que deviam relatar situações injustas, na sua perspectiva e motivadas pelos professores em contexto de aula. Seguiu-se uma caracterização dessas situações consideradas injustas, na qual, a partir dos dados e através da análise de conteúdo proposicional dos relatos dos alunos, emergiram Princípios/Valores, como, Respeito/Direito Responsabilidade, Tolerância, Proporcionalidade, Rigor, Coerência, entre outros, bem como julgamentos de injustiça: Castigar sem motivos que o justifiquem aos olhos do aluno, Discriminar e favorecer na acção disciplinadora. Nas sínteses interpretativas e no esboço de conclusões alinhámos a percepção de justiça em 3 dimensões distributiva, relacional/interaccional e procedimental e orient pelas teorias piagetiana e de Kohlberg aquando da interpretação moral dos alunos.
The presentation of this investigation work as the purpose to present and reflect the results of a research study, each character is descriptive and based in an open questions questionnaire applied to a population of 158 students of 7º, 8º and 9º level that means, a questionnaire applied to the entire third level group of students population. These are integrated in a school with the third and fourth levels groups. The present investigation has as study object the ethical thought of the students referred above, concerning their perception about situations that they classify as unfair. The objectives considered had been the following: (a) to know the students perceptions, referred above, concerning the connection didactic-pedagogic stabilized inside the classroom; (b) to know the students perceptions concerning attitudes and behaviours considered as unfair; (c) to evidence the students principles/values (d) analyse the students judgments raised by the living inside the classroom such as, about distributive justice dimension and presence, interactional/relational and behaviours, also their moral orientation according with the authors Piaget and Kohlberg. It had been asked to the students the answer to an open question questionnaire, where they should point out unfair situations, in their point of view or pushed by the teachers inside the classroom environment. After this work, there had been done a categorization of all situation considered unfair, based in the data base obtained and through the analysis of the students in sites and comments. We could raise the following categories: Principles/Values, such as, Respect/Rights, Responsibility; Tolerance, Proportionality; Rigor, Coherence, among others, also, other unfair judgements such as: Punishment without valid reason according with students' opinion, prejudice and favour in disciplinary actions. In summary and according with the conclusions obtained, we aligned the students perception of justice in 3 dimensions: Distributive, relational/interactional, behaviours, oriented by Piaget and Kohlberg theories concerning students moral interpretation.
Description: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular - Análise da Relação Pedagógica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579102
http://hdl.handle.net/10451/2103
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22080.xml8.56 kBXMLView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexos16_17_18_MRodrigues.xls42.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo15_MRodrigues.xls47 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo14_MRodrigues.xls49 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexos12_13_MRodrigues.xls39.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo11_MRodrigues.xls36.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo10_MRodrigues.xls46 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo9_MRodrigues.xls79.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo8_MRodrigues.xls93.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo7_MRodrigues.xls27.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo6_MRodrigues.xls33.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo5_MRodrigues.xls31.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo4_MRodrigues.xls64.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_Anexo3_MRodrigues.xls36 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058361_tm_MRodrigues.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE