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Title: Práticas de gestão de carreira, acolhimento e integração e empenhamento organizacional : estudo de caso no sector de pós-venda automóvel
Authors: Ascensão, Carla Sofia Coelho, 1983-
Advisor: Rafael, Manuel, 1962-
Keywords: Psicologia dos recursos humanos
Gestão da carreira
Sector automóvel - Portugal
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: A presente investigação apresenta como tema central o estudo da relação entre as práticas de gestão de recursos humanos (especificamente a integração e acolhimento e a gestão de carreira) e o empenhamento organizacional, através de um estudo de caso no sector do pós-venda automóvel. Tendo como ponto de partida o modelo dos Três Componentes de Empenhamento Organizacional (Allen & Meyer, 1990a; Meyer & Allen, 1991), esta investigação pretende perceber de que forma as práticas de gestão de recursos humanos podem contribuir para a promoção de atitudes e comportamentos tendo em vista a competitividade organizacional. A metodologia de investigação consiste na aplicação do questionário de empenhamento organizacional de Meyer & Allen (1990a; 1991) adaptado para Portugal por Bruno, (2007), assim como a construção e aplicação dos questionários ao nível das práticas de gestão de recursos humanos (i.e. Integração e Acolhimento & Gestão de Carreiras) e de intenção de permanência, tendo por base a revisão de literatura realizada e o conhecimento da realidade subjacente à organização estudo de caso. Estes instrumentos foram aplicados a uma amostra de 31 adultos trabalhadores no sector do pós-venda automóvel. O estudo metrológico dos vários instrumentos revelou índices elevados de precisão e validade de medida. Os resultados revelam uma correlação positiva entre as práticas de gestão de carreira e o empenhamento afectivo e normativo e negativa com a intenção de turnover. Revelam ainda uma correlação negativa entre o empenhamento organizacional e afectivo com a intenção de turnover. Ao nível das práticas de integração e acolhimento, não se observam correlações significativas. Finalmente tecem-se algumas considerações sobre as implicações dos resultados ao nível da gestão estratégica de recursos humanos, bem como as limitações do estudo e sugestões futuras de investigação.
This research has in its central theme the study of the relationship between the practices of human resource management (specifically socialization and career management) and organizational commitment, through a case study in the car after-market area. Taking as its starting point the model of the Three Components of Organizational Commitment (Allen & Meyer, 1990a, Meyer & Allen, 1991), this research aims to understand how the practices of human resource management can contribute to the promotion of attitudes and behaviors in order to organizational competitiveness. The research methodology involves the application of the questionnaire of organizational commitment of Meyer & Allen (1990a, 1991) adapted for Portugal by Bruno (2007), as well as the construction and application of questionnaires to the practices of human resource management (ie Socialization & Career Management) and turnover intention, based on the literature review and knowledge of the underlying reality the organization case study. These instruments were applied to a sample of 31 adult workers in the automotive aftermarket area. The metrological study of the various instruments revealed high levels of reliability and accuracy of measurement. The results show a positive correlation between the practices of career management and affective and normative commitment and negatively with turnover intention. It also shows a negative correlation between affective organizational commitment and intention to turnover. About the practice of integration and acceptance, there were not significant correlations. Finally we have some considerations about the implications of the results at the strategic management of human resources as well as the limitations of the study and future research suggestions.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Recursos Humanos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579051
http://hdl.handle.net/10451/2104
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