Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2105

Título: A assembleia de turma como dispositivo de mediação de conflitos : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico
Autor: Luís, Maria José Matos Cavalheiro, 1961-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Assembleias de turma
Mediação de conflitos
Relações interpessoais
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O presente estudo tem como objectivo principal perspectivar o papel das Assembleias de Turma, na melhoria do clima relacional do grupo-turma, dando-lhe o enfoque da mediação, nomeadamente a mediação de conflitos. Assim, tendo por base a literatura existente sobre estas temáticas (Assembleias de Turma e Mediação), procurámos contribuir para a compreensão dos fenómenos de mediação colectiva , onde o grupo, como um todo, pode funcionar como mediador nas suas relações de convivência e, em simultâneo, contribuir na formação para a cidadania das novas gerações. Dada a natureza do estudo, optámos por uma metodologia qualitativa, numa abordagem interpretativa. Na sua concretização efectuou-se um estudo de caso, que envolveu uma turma do 3º ano de escolaridade, pertencente a uma escola do 1º ciclo do Ensino Básico, da periferia de Lisboa. Na recolha de dados foram utilizadas várias técnicas e instrumentos: entrevista semi-directiva à docente da turma; questionário aberto aos alunos e observação directa de oito Assembleias de turma do mesmo grupo-turma. A análise de dados recolhidos, indicou que quer os alunos, quer a docente, consideram as AT um dispositivo importante e benéfico para todos os elementos que dele fazem parte. Consideram ainda que esta estratégia contribui de forma positiva para a prevenção de conflitos; melhoria do comportamento, da comunicação e das relações entre todos. Concluiu-se, ainda, que a dimensão de mediação das AT aqui analisadas, vai para além da simples mediação de conflitos, uma vez que estas impelem à comunicação e assumem formas de actuação e de procedimentos de mediação mais ampla, nomeadamente a mediação sócio-educativa, no sentido de investir nas relações interpessoais e apostar na transformação pessoal e social.
The present study aims to provide an overview of the role of Class Assemblies in improving the relational climate of the class group, focusing on mediation, namely, conflict mediation. Thus, based on the existing literature on these themes (Class Assemblies and Mediation), it was sought to contribute for the comprehension of the collective mediation phenomena in which the group, as a whole, can work as mediator in its socializing relationships and simultaneously contribute for citizenship education of future generations. Given the nature of the study a qualitative methodology was chosen in an interpretative approach. A case study was carried out for its implementation, which involved a 3rd year Primary School from the Lisbon outskirts. Several techniques and tools were used for data collection: semi-directive interview to the class teacher; open questionnaire to the pupils and direct observation of eight Class Assemblies of the same class group. The analysis of the collected data indicated that both the pupils and the teacher consider Class Assemblies as an important and beneficial device for all taking part elements. They also consider that this strategy contributes in a positive way for conflict prevention; for behaviour and communication improvement and for the improvement of relationships among all. It was still concluded that the dimension of mediation in the analysed Class Assemblies goes beyond the simple conflict mediation, since Class Assemblies push communication forward and assume wider acting and mediation procedures, namely, the socio-educative mediation, as it invests on interpersonal relationships and focuses on personal and social transformation.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular - Mediação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579332
http://hdl.handle.net/10451/2105
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22115_ulfp034778_tm.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
22115.xml9,91 kBXMLView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE