Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2106
Título: O gestor de bibliotecas escolares integradas na RBE : modelos de acção
Autor: Oliveira, Maria João Carvalho Rodrigues Alexandre, 1962-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Administração educacional
Bibliotecas escolares - Portugal
Rede de bibliotecas escolares - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), organismo do Ministério da Educação, criado em 1996, implementou um programa que tem como finalidade promover o desenvolvimento das BE em escolas de todos os níveis de ensino, transformando-as em agentes educativos, o que implica, não apenas um novo conceito de BE, enquanto diferente contexto biblioteconómico, mas também um novo perfil do seu coordenador, considerado como gestor intermédio. Este estudo teve origem na questão: O que faz um gestor de BE considerado como exemplo de boas práticas? Foi construído um percurso de investigação em torno dos três eixos: (1) descrição e caracterização dos contextos organizacionais de três Bibliotecas Escolares e da Instituição RBE; (2) caracterização dos perfis funcionais dos gestores e (3) análise dos seus modelos de acção. Este Trabalho de Projecto foi sustentado por um quadro teórico assente em estudos sobre os gestores de organizações educativas. No âmbito da inquirição, procedeu-se à análise de documentos, de investigações, de estudos de referência, de publicações governamentais e foram realizadas entrevistas a gestoras de Bibliotecas Escolares reconhecidas pelo seu mérito. Com o intuito de enfrentar o patamar de exigência que o desempenho deste cargo exige, as gestoras de Bibliotecas Escolares põem em prática os seus modelos de acção, que dependem da combinação das suas convicções, competências pessoais e de gestão, com exigências relativas ao seu contexto organizacional. Tendo em conta todos estes condicionalismos, no final do percurso, a partir da análise dos vários dados recolhidos, em articulação com o quadro teórico de referência, ensaiou-se a elaboração de um modelo para a acção que se pretende promotor de uma pilotagem de sucesso numa determinada BE.
School Libraries Network (RBE), a department of Ministry of Education, created in 1996, has carried out a project to promote the development of school libraries, in schools of all levels of teaching, changing them into educational agents which means, not only a new concept of school library, as a different bibliotheconomy context, but also a new profile of its coordinator regarded as a middle manager. This search was based on the question: How does a teacher librarian considered as a model of good practices operate? A research plan was organized considering these three topics: (1) description and characterization of the organizational contexts of three school libraries as well as School Libraries Network (RBE); (2) characterization of the teachers librarians' functional profiles and (3) analysis of their models of action. This Project Work was supported by a theoretical base settled on studies about educational organizations managers. Concerning the inquiry, some documents, researches, regulating studies and governmental publications were analyzed and some teachers librarians whose work has been appreciated according to their merits were interviewed. With the purpose of dealing with the level of proficiency that the performance of this job requires, teachers librarians operate their models of action which depend on the arrangement of their principles, personal and management skills, with the requirements related to their organizational context. Considering all these conditionings, at the end of the study, following the analysis of all the data collected, in articulation with the theoretical framework of reference, the elaboration of a model of action meant to promote a pilotage of success in a certain school library was rehearsed.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579329
http://hdl.handle.net/10451/2106
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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