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Título: Olhar e pensar a deficiência no concelho de Loures : diagnóstico social
Autor: Branco, Sara Isabel Lopes, 1986-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Desenvolvimento local - Portugal
Deficientes
Inclusão social
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Para garantir o desenvolvimento sustentável de um território pressupõe-se um conhecimento aprofundado da realidade, de forma a perspectivar actividades que estejam de acordo com as características do local. É importante assim, conhecer os recursos endógenos, os actores sociais, as instituições presentes no território, para que se consiga optimizar as fragilidades e aprimorar as potencialidades. Partilhando esta visão, a Câmara Municipal de Loures e tendo em atenção, os índices elevados de população com deficiência, pretende desenvolver um diagnóstico que retrate a sua real situação para que se consiga promover actividades que fomentem uma prática de efectiva inclusão social. Neste sentido, recorre-se à experiência das instituições especializadas que trabalham nesta área, bem como ao testemunho dos familiares mais próximos (cuidadores informais) das pessoas com deficiência.
To guarantee the sustainable development of a territory is assumed depth knowledge of the reality, in a way to perspective activities that are in concordance with the local characteristics. Therefore, it is important to know the endogenous resources, the social actors, the institutions in the territory, to optimize the weaknesses and enhance potentiality. Sharing this vision, the Loures Town Hall, and taking into account the high rates of people with disabilities, wants to develop a diagnosis that portrays his real situation for one to promote activities that encourage a practice of effective social inclusion. In this sense, relies on the experience of specialized agencies working in this area, as in the testimony of close relatives (informal caregivers) of people with disabilities.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579326
http://hdl.handle.net/10451/2107
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