Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2114
Título: A utilização da leitura como actividade terapêutica em contexto de cuidados psiquiátricos
Autor: Pedro, Adília Maria Guerreiro, 1959-
Orientador: Magalhães, Justino, 1953-
Palavras-chave: Leitura
Doença mental
Reabilitação psicossocial
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: Com este trabalho procurou fazer-se uma ligação entre a problemática da doença mental crónica em Portugal e a possibilidade de utilização da leitura como um instrumento terapêutico nos cuidados de enfermagem. O contexto de utilização é a promoção da autonomia e do exercício da cidadania de pessoas internadas há longos anos em instituições psiquiátricas, e que integram um programa de desinstitucionalização. Aborda ainda uma experiência de enfermagem vivenciada ao longo de vários anos que passou da leitura de contos, complementada por actividades lúdicas, à implementação de um programa de biblioterapia institucional.
Ce travail prétend faire une liaison entre la problématique de la maladie mentale chronique au Portugal et la possibilité d‟utilisation de la lecture comme un outil thérapeutique dans les soins infirmiers. Le contexte d‟utilisation est la promotion de l‟autonomie et de l‟exercice de la citoyenneté de personnes hospitalisés depuis de nombreuses années dans des établissements psychiatriques, et qui intègrent un programme de désinstitutionalisation. Discute aussi une expérience de soins infirmiers vécue sur plusieurs années qui est allé de la lecture des contes, complémentée par des activités ludiques, à la mise en ouvre d‟un programme de bibliothérapie institutionnelle.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Educação e Leitura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579634
http://hdl.handle.net/10451/2114
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.