Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2115

Título: Critérios de sucesso de carreira e competências críticas de desenvolvimento e gestão de carreira em estudantes do curso de M.B.A.
Autor: Machado, Jorge Miguel da Mata Almeida, 1978-
Orientador: Duarte, Maria Eduarda, 1955-
Palavras-chave: Gestão da carreira
Sucesso profissional
Desenvolvimento da carreira
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O propósito deste estudo passa pela identificação e avaliação dos critérios de sucesso de carreira referidos por um grupo de estudantes actuais em regime de part-time do curso de Master of Business Administration (MBA) dado conjuntamente pela Universidade Católica de Lisboa e pela Universidade Nova de Lisboa. Este estudo também pretende identificar e avaliar as competências críticas, baseadas no Modelo de Bartram (2002), que são reconhecidas como adequadas para o desenvolvimento e gestão de carreira de cada estudante do MBA tendo em conta os critérios de sucesso de carreira privilegiados. Em termos de metodologia, este estudo pretende ser completamente exploratório e baseia-se na aplicação de um questionário com o propósito de identificar e avaliar o grau de adequação, numa escala de 1 (nada adequado) a 7 (totalmente adequado), de, por um lado, relativamente aos critérios de sucesso de carreira privilegiados e, por outro lado, em relação às competências vistas como críticas para o desenvolvimento e gestão de carreira, para cada estudante do MBA. Um total de 53 estudantes do MBA respondeu ao questionário aplicado no âmbito do estudo presente. No que concerne aos resultados, é destacado que os estudantes de MBA valorizam mais os critérios objectivos de sucesso de carreira do que os critérios subjectivos. Da mesma forma, os critérios objectivos mais adequados referem-se aos benefícios e contingências do trabalho, enquanto os critérios subjectivos mais adequados referem-se à riqueza e ao ambiente de trabalho. Para os mesmos estudantes, os resultados também revelam que as competências mais críticas para o seu desenvolvimento e gestão de carreira são a liderança e decisão, a cópia e ajustamento, e o empreendedorismo e performance. Algumas limitações de pesquisa são identificadas, em virtude dos resultados não poderem ser generalizados para outras amostras e para o universo em questão. Contudo, o valor do presente estudo reside na sua originalidade e na relação estabelecida entre critérios de sucesso de carreira e competências de carreira.
The purpose of this study is to identify and evaluate the career success criteria referred by a group of current students on a part-time basis of the course of Master of Business Administration (MBA) given jointly by the Catholic University of Lisbon and the Nova University of Lisbon. In doing so, this study also aims to identify and evaluate the key competences, based on the Competences Model of Bartram (2002), which are recognized as adequate to the career development and management attained by each MBA student regarding the type of success career criteria privileged. In terms of methodology, this study intends to be completely exploratory and is based on the application of a questionnaire with the aim to identify and evaluate the level of adequacy, in a scale from 1 (not adequate) to 7 (completely adequate), of, in one hand, the career success criteria mentioned and, on the other hand, the competences seen as critical to the career development and management, for each MBA student. A total of 53 MBA students answered the questionnaire applied within the present study. Regarding the findings, it is revealed that the MBA students value more the objective criteria of career success than the subjective criteria. Also, the most adequate criteria refer to the work objective benefits and contingencies, while it is also adequate the work subjective function richness and work environment. For the same MBA students, the findings also reveal that the most critical competencies for their career development and management are the leadership and decision making, the copy and adjustment, and the entrepreneurship and performance. Some research limitations were identified, as the results cannot be generalized to other samples and the universe in question. However, the value of the present study rests on its originality and the relationship established between the criteria of career success and the critical competencies for the development and management of careers.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Recursos Humanos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579642
http://hdl.handle.net/10451/2115
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22161_ulfp034790_tm.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
22161.xml10,42 kBXMLView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia