Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2121

Title: Um novo caminho na formação : curso de formação pedagógica inicial de formadores na modalidade b-learning
Authors: Moura, Cátia Sofia Borges, 1985-
Advisor: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Keywords: Formação de adultos - Portugal
B-learning
Formação de formadores
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Abstract: O presente trabalho/relatório de estágio procura compreender de que forma Coordenadores e Ex-Formandos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, nas modalidades Presencial e b-Learning, percepcionam a organização e formação recebida, permitindo encontrar aspectos positivos e a melhorar para ambas as modalidades formativas. Contudo, também se pretendeu perceber como e se as Empresas de hoje tendem a apostar mais na formação presencial ou em b-Learning.O ponto de partida teórico incidiu sobre as concepções actuais de Educação e Formação de Adultos, o estado da Formação Profissional em Portugal, com maior incidência para a Formação Profissional Contínua. Contudo, o corpo teórico aborda, com maior incidência, conceitos e aspectos da Formação a Distância, nomeadamente, a Comunicação a Distância, Aprendizagem de Adultos, Avaliação das Aprendizagens na Formação a Distância, entre outros aspectos. A metodologia de investigação utilizada teve por base uma perspectiva qualitativa, centrada num estudo de caso de seis Empresas Nacionais, sendo que, foram realizadas doze entrevistas semi-directivas. Seis a Ex-Formandos dos cursos de Formação Pedagógica Inicial de Formadores nas modalidades Presencial e b-Learning, e as restantes aos Coordenadores Pedagógicos dos respectivos cursos. A partir do material empírico, foi possível concluir que actualmente as empresas tendem a apostar mais na Formação a Distância, neste caso, na Formação em b-Learning, porque antevêem que assim conseguem formar um maior número de pessoas, em que cada uma dispõe de um ritmo e tempo próprio para a aprendizagem. Mas há uma evidência clara de que a Formação Presencial tem aspectos positivos consideráveis, nomeadamente, a forte componente pedagógica que o contacto face-a-face implica. Desta forma, reconhece-se que a Formação em b-Learning deve começar por ter mais sessões presenciais, promovendo um contacto mais directo entre formandos e formandos/formadores/tutores. Esta nova modalidade de formação, se assim se pode chamar, exige um forte investimento e cuidado da parte de quem concebe todo um curso de Formação a Distância. Os formandos devem sentir-se permanentemente acompanhados pelos formadores/tutores, e os conteúdos do curso devem estar bem estruturados, facilitando a compreensão e aprendizagem. Actualmente, estes são alguns dos aspectos que ainda necessitam de um forte investimento por parte de quem prepara e ministra o curso, caso contrário, a formação não será bem sucedida.
Description: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000579914
http://hdl.handle.net/10451/2121
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
22190.xml6.36 kBXMLView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfp034808_tm_Anexo1_Time-Report.xls357.5 kBMicrosoft ExcelView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulfp034808_tm.pdf12.61 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE