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Título: O clima de criatividade como preditor de desempenho e satisfação no ambiente organizacional : a inovação de papel como mediadora desta relação
Autor: Santos, Rodrigo Souza dos
Orientador: Curral, Luís, 1963-
Palavras-chave: Psicologia das organizações
Criatividade
Inovação
Satisfação
Teses de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: No contexto actual, onde a regra nas organizações passou a ser a mudança, deixando cada vez mais distante a estabilidade defendida pelos estudiosos neoclássicos, a criatividade passa a ter grande valor como diferencial competitivo, contudo, é necessário que as organizações incorporem esse novo valor a sua realidade, e isso acontecerá através do clima organizacional. Neste contexto, o objectivo deste trabalho foi pesquisar se o clima organizacional para a criatividade consegue influenciar positivamente os níveis de satisfação pessoal e desempenho através do efeito mediador da inovação da função. Foi utilizada para a pesquisa uma amostra de 102 pessoas de um hospital militar da cidade do Rio de Janeiro, e foram propostas três hipóteses, uma do clima para criatividade para a inovação de papel (H1: O clima de criatividade está positivamente relacionada com a inovação de papel), a segunda da inovação de papel para o desempenho (H2: A inovação de papel está positivamente relacionada com o desempenho individual) e a terceira da inovação de papel para a satisfação (H3: A inovação de papel está positivamente relacionada com a satisfação). Os resultados obtidos suportam as três hipóteses da pesquisa, sendo assim, foi possível concluir que o clima organizacional para a criatividade exerce influência positiva sobre os níveis de satisfação e desempenho individual. Quanto ao efeito mediador da inovação de papel, apesar das hipóteses terem sido suportadas, também foi verificado que o clima para criatividade exerce efeito directo sobre o desempenho e satisfação, concluindo que a inovação de papel exerce nesse caso um efeito de mediação parcial.
In the present context where the rule in organizations has become the change, leaving more and more distant the stability advocated by neoclassical scholars, creativity have now great value as a competitive item, however, the organizations need to incorporate this new value to your reality, and it will happen through the organizational climate. In this context, the aim of this study was to investigate if the organizational climate for creativity could have positively influence the levels of satisfaction and performance through the mediating effect of innovation function. It was used to research a sample of 102 people from a military hospital in Rio de Janeiro, and three hypotheses have been proposed, first one for climate for creativity to the role of innovation (H1: The climate of creativity is positively related to innovation paper), the second one to role innovation to performance (H2: The role of innovation is positively related to individual performance) and the third one to the role of innovation to satisfy (H3: The role of innovation is positively related to satisfaction ). The results support all three hypotheses of the research, so it was concluded that the organizational climate for creativity has positive influence on levels of satisfaction and individual performance. The mediating effect of role innovation, despite the hypotheses were supported, also found that the climate for creativity has direct effect on performance and satisfaction, concluding that the role innovation plays in this case the effect of partial mediation.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580636
http://hdl.handle.net/10451/2136
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