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Título: Professores de apoio educativo : mediadores? como? quando?
Autor: Carvalho, Maria Celeste Neves de, 1964-
Orientador: Freire, Isabel Pimenta, 1952-
Palavras-chave: Apoio educativo
Mediação
Educação inclusiva
Teses de mestrado - 2009
Data de Defesa: 2009
Resumo: Este estudo realizado junto de professores de apoio educativo de um agrupamento de escolas, teve por objectivo compreender como perspectivam as funções que desempenham identificando processos de mediação envolvidos. Apoiámo-nos nas perspectivas teóricas que fundamentam o conceito de escola inclusiva e nas mais recentes orientações politico legislativas sobre apoios educativos. Sob o ponto de vista teórico este estudo enquadra-se ainda numa abordagem sistémica das organizações, realçando o papel mediador de determinados membros nos processos de comunicação, como é o caso dos professores de apoio educativo. Procedeu-se a uma investigação qualitativa, na qual foi utilizado como instrumento principal a entrevista semi-directiva, tendo como complemento uma ficha de caracterização dos entrevistados e a pesquisa documental. A pesquisa empírica decorreu entre Janeiro e Maio de 2007, num Agrupamento de Escolas da região da grande Lisboa, tendo sido entrevistados os oito professores de apoio educativo do agrupamento. Os resultados do estudo revelaram que estes professores desenvolvem a sua função intervindo de forma abrangente e alargada, contactando com diversos intervenientes no âmbito do contexto escolar elegendo como micro - contextos particulares, o apoio ao aluno com Necessidades Educativas Especiais (NEE), ao professor do ensino regular e às famílias, bem como o desenvolvimento de processos de articulação com os órgãos de gestão e com instituições externas à escola. Os entrevistados consideram que o professor de apoio educativo no desenvolvimento das suas funções deve ter um perfil que inclua competências pessoais, sociais e técnico/científicas. Destacam as competências sociais como determinantes no desenvolvimento da sua função, como o saber relacionar-se e criar empatia. As competências pessoais, como estar disponível, saber ouvir, e por último, as competências técnico-científicas também são referenciadas, designadamente as que decorrem da formação especializada e da experiência do saber fazer. De facto, pela sua função e posição intersticial em contexto escolar, embora não se possam considerar formalmente mediadores, parece existir por parte destes professores, uma tendência para o desenvolvimento de práticas mediadoras; a ajuda na resolução de situações de conflitualidade, a promoção e melhoria do relacionamento entre diferentes intervenientes do processo educativo e o aumento da comunicação entre as partes constituem os aspectos mais salientes da acção destes professores enquanto mediadores ao nível da articulação entre os professores do ensino regular e alunos com NEE, nas relações entre as famílias e a escola e na articulação desta com as instituições externas.
The purpose of this study, carried out amongst special education teachers from a school cluster, was to understand their perception of the role they perform, identifying the mediation processes involved. It was based on the theoretical perspectives which fundament the concept of inclusive school and on the most recent political and legislative orientations concerning special education. From a theoretical point of view, this study is also aligned with a systemic approach of organizations, underlining the mediating role of certain members in communication processes, as is the case with special education teachers. A qualitative investigation was conducted, using a semi-directive interview as the main instrument, supported by an interviewee characterization form and documental research. The empirical research was done between January and May 2007 at a School Cluster in the Grande Lisboa (Greater Lisbon) area and the eight special education teachers of the cluster were interviewed. The results of the study show that these teachers' functions involve a comprehensive and wide intervention, as they come into contact with several intervenients within the school context and elect as specific micro-contexts providing support to special needs students, to the general education teacher and the families, as well as developing articulation processes with management structures and institutions outside the school. The interviewees believe that, in order to perform this role, the special education teacher profile should include personal, social and technical and scientific skills. They emphasize social skills, including knowing how to interact and creating empathy, as crucial to the carrying out of this role. Personal skills, such as being available, knowing how to listen and, finally, technical and scientific skills are also mentioned, namely those which result from specialized training and knowhow. Due to their role and interstitial position within the school context, although they cannot be formally considered mediators, these teachers seem to have a tendency to develop mediation practices. The most significant aspects of these teachers' action as mediators, at the level of articulation between general education teachers and special needs students, relationships between the families and the school and its interaction with outside institutions, are helping to solve conflict situations, promoting and improving the relationship between different intervenients in the educational process and intensifying the communication between parties.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular - Mediação em Educação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581565
http://hdl.handle.net/10451/2201
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

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