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Título: O impacto da utilização de computadores portáteis na sala de aula : um estudo de caso
Autor: Craveiro, Maria Barra, 1984-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Administração educacional
Novas tecnologias - Portugal
Práticas pedagógicas
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: Nos últimos anos, têm-se feito grandes investimentos no que diz respeito à introdução das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. Estas medidas estão relacionadas com o apetrechamento dos parques escolares com diversas ferramentas (computadores, Internet, projectores), e com as várias iniciativas e projectos desenvolvidos pelo Ministério da Educação. As novas tecnologias parecem estar directamente relacionadas com a flexibilidade e autonomia, tanto das escolas, que começam a ser vistas como organizações, como por professores e alunos. Um dos projectos recentemente lançados foi a Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis. Iniciado no ano de 2006, muniram-se várias escolas do país com uma série de computadores portáteis para utilizar dentro da sala de aula e um ponto Internet wireless. Este relatório visa analisar até que ponto a introdução dos computadores dentro na sala de aula altera os comportamentos e a motivação dos alunos, a relação pedagógica, o trabalho dos professores e os modos de gestão da escola.
In recent years, large investments have been made in relation to the introduction of Information and Communication Technologies in Education. These measures are related to equipping the technologic school parks with various tools (computers, Internet, projectors), and with the various initiatives and projects developed by the Ministry of Education. The new technologies seem to be directly related to the flexibility and autonomy of schools, which begin to be seen as organizations, teachers and students. One project was recently launched the Initiative Schools, Teachers and Laptop Computers. Initiated in 2006, several schools in the country were equipped with a series of portable computers for using in the classroom and one wireless Internet point. In this report, we try to examine how the introduction of computers in the classroom changes the behavior and motivation of students, the pedagogical relationship, the work of teachers and the methods of school management.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581660
http://hdl.handle.net/10451/2202
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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