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Título: A gestão de acesso e creditação de qualificações dos "Maiores de 23" na Universidade de Lisboa
Autor: Mendes, Cláudia de Jesus Gomes, 1984-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Administração educacional
Aprendizagem ao longo da vida
Universidade de Lisboa
Relatórios de estágio de mestrado - 2009
Issue Date: 2009
Resumo: O Decreto-Lei 64/2006, de 21 de Março regulamenta as provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23, independentemente das habilitações académicas de que são titulares, conforme se verifica no texto do artigo 8.º, não havendo incompatibilidades com as habilitações académicas de que são titulares. O presente trabalho de investigação encontra-se organizado em seis capítulos: introdução, fundamentação teórica, descrição do contexto de estudo, desempenho de funções de técnico superior de educação , projecto individual e conclusão/reflexão final. Na introdução apresento os objectivos deste estágio, assim como a caracterização da instituição e do serviço onde foi realizado o estágio. No segundo capítulo exponho a caracterização da Reitoria e a estrutura onde se insere. Faço a descrição da Universidade de Lisboa, da Reitoria e do Gabinete de Apoio ao Acesso Creditação de Qualificações. Por fim farei um esboço da análise organizacional de Mintzberg e uma análise da Reitoria com base nesse mesmo autor. No terceiro capítulo faço uma descrição do contexto de estudo no que diz respeito as funções desempenhadas como técnico superior de educação no Gabinete de Apoio ao Acesso Creditação de Qualificações. No quarto capítulo apresento o meu projecto individual de estágio: os dados empíricos e a sua respectiva análise e apresentação dos resultados. No quinto capítulo enunciarei as conclusões finais do estudo, reflectindo sobre os percursos realizados no e durante estagio.
Decree-Law 64/2006 of 21 March regulating the special entrance examinations to assess the capacity for enrollment rates of over 23, regardless of academic qualifications they hold, as shown in the text of Article 8. No, there are no incompatibilities with the academic qualifications they hold. This research work is organized into six chapters: introduction, theoretical foundation, describing the context of study, performance of functions of technical higher education, individual and project completion / final thought. In the introduction to present the objectives of this stage, as well as the characterization of the institution and the service which was held the stage. In the second chapter expose the characterization of the Rectory and the structure where it belongs. I describe the University of Lisbon, the Rectory and Office Support Access Accreditation Qualifications. Finally I'll outline the organizational analysis of Mintzberg and analysis of the Rector based on the same author. In the third chapter I make a description of the context of study regarding the functions performed as "technical higher education" in the Support Office Access Accreditation Qualifications. In the fourth chapter I present my individual project stage: empirical data and its subsequent analysis and presentation of results. In the fifth chapter sets out the final conclusions of the study, reflecting on the journeys made in and for stage.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração educacional), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000588174
http://hdl.handle.net/10451/2206
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