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Título: Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
Autor: Lima, Ana Paula de Sena Pereira
Orientador: Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Palavras-chave: Língua portuguesa
Ensino de línguas
Ensino da escrita
Erros de linguagem
Formação de professores - Cabo Verde
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Sabemos que no dia-a-dia, um dos trabalhos do professor consiste em corrigir os textos produzidos pelos alunos com vista a detectar os erros cometidos. É evidente, que esta função envolve o conhecimento de princípios orientadores, razão pela qual, entendemos ser importante que o professor tenha uma visão de como processar esta tarefa. Deste modo, reveste-se de particular importância a atenção sobre o assunto de correcção dos erros na produção escrita, para que seja possível por parte do professor também uma reflexão sobre metodologias a adoptar para obtenção de melhores resultados na gestão dos erros. Focalizamos o nosso estudo nesta temática, pela importância que pode assumir na formação inicial e contínua dos professores de Língua Portuguesa em Cabo Verde. Uma das questões que colocamos e que atravessa toda a tese é a seguinte: que estratégias utilizam para corrigir os textos produzidos? Concretamente, constitui nossa intenção, olhar um pouco para o contexto da população alvo (alguns professores de Língua Portuguesa), em Cabo Verde, com o intuito de por um lado, conhecer as estratégias que utilizam para corrigir os textos produzidos pelos seus alunos e, por outro lado, verificar se as estratégias são ou não eficazes de modo a ajudar o aluno a compreender e a corrigir o seu erro. O corpus analisado é constituído por 40 (quarenta) composições produzidas por alunos do 7º ano de escolaridade, pertencentes a 4 (quatro) escolas secundárias, localizadas na ilha de Santiago – Praia - Cabo Verde
It is common knowledge that one a teacher`s primary tasks is to correct the mistakes detected in students written texts. It is also obvious that teachers must have a vision and understand the techniques and guiding principles needed to perform this function effectively. That is why it is important to reflect on the methodology which is to be adopted in order to achieve maximum results. On this basis, we intend to focus our attention on this subject matter, due to the importance it has in the initial and continual training of Portuguese teachers in Cape Verde. One of the issues raised and analysed in this thesis is as follows: what are the strategies used to correct these texts? In concrete terms, it is our intention to examine the context of the target population (a few teachers of Portuguese), in Cape Verde, in order to identify the strategies used to correct the texts produced by their students, on the one hand, or the other, to determine whether or not the strategies used are effective in solving the problems. We analysed forty essays produced by seventh grade students from different secondary schools located on the Island of Santiago, Praia, Cape Verde.
Descrição: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Metodologia do Ensino), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2217
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