Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22238
Título: Avaliação da literacia em saúde oral e da saúde oral dos alistados e oficiais da escola da guarda - GNR
Autor: Assunção, Victor Abreu
Orientador: Luís, Henrique Soares, 1966-
Luís, Francisco Soares Luís
Palavras-chave: Higiene oral
Guarda Nacional Republicana
Teses de doutoramento - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O estudo da literacia em saúde oral é essencial para o estabelecimento de estratégias de abordagem para uma higiene oral eficaz dos pacientes, quer seja em ambiente clínico, quer seja em ambiente comunitário. Existe extensa literatura sobre este tema que foi, também, muito recentemente, reconhecido como essencial pela Federation Dentaire International para o sucesso da prestação de cuidados de saúde. Foi desenvolvida e validada pelo autor a versão portuguesa de um instrumento de avaliação do nível de literacia em saúde oral, denominado de Oral Health Literacy Instrument (OHLI), com autorização dos autores originais. Este instrumento é composto por um teste de conhecimentos de saúde oral e por uma componente de avaliação de competências em numeracia, leitura e compreensão e que compõem o OHLI propiamente dito. Da análise dos dados obtidos na aplicação da versão portuguesa do instrumento de avaliação de literacia em saúde oral (OHLI) e do teste de conhecimentos de saúde oral nele incluído, podemos concluir que esta versão se encontra adequada, uma vez que foram obtidos dados muito semelhantes, aos da versão original para os valores médios do OHLI e também para os valores médios de cada um dos seus componentes. No teste de conhecimentos, a versão portuguesa apresentou resultados médios superiores à versão original. Uma vez obtido um instrumento em Português procedeu-se à sua aplicação a 274 alistados e a 12 oficiais da Escola da Guarda – Centro de Instrução de Portalegre. Esta aplicação permitiu verificar a existência de um elevado número de indivíduos com níveis de literacia marginal ou inadequado. A avaliação do estado de saúde oral revelou também as necessidades de cuidados de saúde oral e qual a história passada e presente de cárie dentária, assim como qual o nível de doença periodontal e de acumulação de placa bacteriana. Verificou-se existir uma relação entre uma menor escolaridade, menor idade, e menor frequência de visitas ao dentista com uma menor literacia em saúde oral e também com menores conhecimentos gerais de saúde oral, quer nos alistados, quer nos oficiais. Em relação ao género, verificou-se que os alistados do género masculino possuem um menor nível literacia em saúde oral do que os do género feminino. A avaliação pelos métodos qualitativos por entrevista de grupo focal permitiu a obtenção da opinião dos alistados e de um oficial de contacto da GNR sobre a Escola da Guarda como entidade promotora de saúde oral, revelou uma maior preocupação com o espaço físico, quer o seu estado quer a possibilidade de nele, se poder realizar a higiene oral individual diária, um reconhecimento da possibilidade de selecionar alimentos promotores de saúde oral em detrimento de outros e também da existência de acordos da GNR para a realização de cuidados de saúde oral, após a frequência do Centro de Instrução de Portalegre. Como considerações finais são indicadas à Escola da Guarda sugestões de melhoria e implementação de atividades promotoras de saúde oral, nomeadamente a introdução nos curricula de temas de saúde oral e a implementação de um programa de educação e promoção de saúde oral para os alistados e oficiais da instituição.
The study of the oral health literacy is essential to establish strategies for the management of dental hygiene patients in clinical or community settings. There are a large amount of published articles on this subject, which as recently been recognized by the International Dental Federation a key factor in the success of oral health care. The author of this work developed and validated the Portuguese version of a health literacy evaluation instrument, called Oral Health Literacy Instrument (OHLI). The health literacy evaluation instrument is composed by an oral health knowledge test, numeracy and reading comprehension component. Data analysis of the Portuguese version suggests that it is very similar to the original instrument OHLI mean values and for the means values of each one of its components. Same similarities were found for the analysis by gender. The oral health knowledge test presented better results in the Portuguese version than in the original one. The Portuguese version instrument was applied to a group of enlisted and officials at the Escola da Guarda – Centro de Instrução de Portalegre. The results show a high number of individuals with marginal or low oral literacy skills. The evaluation of the oral health status showed the needs for oral health care and also the past and present status of dental caries, as well as of gingivitis and dental plaque accumulation. There is a relationship among low education, younger age and lesser frequency of visits to the dentists with reduced oral health literacy and also with less general oral health knowledge. Males enlisted have lower oral health literacy than females. The focus group qualitative analysis on the Escola da Guarda as a health promoting entity showed that there are concerns with the physical environment, not only its condition but also with the ability to perform oral health on a daily habits. Most of the individual interviewed recognized that it was possible to have a diet that promotes oral health and recognize the existence of dental care agreements with private practices promoted by the GNR, but only after the completion of the education at the Escola da Guarda. For final remarks a set of recommendations are given to Escola da Guarda aiming for the implementation of oral health promoting activities, namely the introduction of oral health in the curricula and the implementation of a program to educate and promote oral health during the enlisted and official time at the institution.
Descrição: Tese de doutoramento, Medicina Dentária (Higiene Oral), Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/22238
Designação: Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Saúde
Aparece nas colecções:FMD - Teses de Doutoramento

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