Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22279
Título: Optimização de centrais fotovoltaicas por algoritmo genético multi-objectivo contemplando topografia
Autor: Oliveira, Daniel Filipe Mendonça
Orientador: Brito, Miguel Centeno
Pera, David Miguel Rodrigues
Palavras-chave: Energia fotovoltaica
Algoritmo genético multi-objectivo
Optimização
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Esta dissertação foca-se na implementação de um algoritmo genético multi-objetivo para a optimização da disposição dos módulos de uma central fotovoltaica, ponderando as diferentes inclinações e orientações de módulos de um determinado parque e optimizando os custos da produção eletrica. O trabalho realizado é uma consequência do publicado por David Pera [1] e que demonstra que nem sempre uma aplicação convencional dos módulos é a solução mais viável sendo que muitas vezes se reflete num aumento de custos devido à terraplanagem, necessária à sua implementação. Foi portanto criado um algoritmo de cálculo de energia produzida e implementado o algoritmo genético para diversos casos de terrenos, que permitiram observar a vantagem da aplicação de um método de otimização, assim como a não alteração de terrenos para implementação de parques. De acordo com os resultados finais, podemos concluir que a implementação de um parque através de um algoritmo multi-objetivo é uma alternativa viável à aplicação de terraplanagem, permitindo uma clara diminuição dos custos de implementação assim como uma otimização da produção.
This dissertation focus on the implementation of a Multi-Objective Genetic Algorithm that will give diferent inclinations and orientations to the modules of a park and calculate the costs and production tending to optimize the same. The work developed is a consequence of David Pera’s,et al [1] work and shows that the convencional way of display sometimes isn’t the best way and proves many times an increase in the costs resulting of the earth-moving required to it’s implementation. So an algorithm of energy calculation was created and implemented in the Genétic Algorithm to several terrain displays so that we can observe the advantage of the application of an optimization metod, aswell as the non-modification of the terrain. Acording to the final results, we can conclude that the implementation of a park using the Multi-Objective Genetic Algorithm is a viable alternative to the earth-moving tecnic, allowing a clear reduction in the costs of implementation aswell as a increase in production.
Descrição: Tese de mestrado integrado, Engenharia da Energia e do Ambiente, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/22279
Designação: Tese de mestrado integrado em Engenharia da Energia e do Ambiente
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc116048_tm_Daniel_Oliveira.pdf4,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.