Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22478
Título: A ferramenta Wiki como veículo potencializador da avaliação formativa
Autor: Jesuíno, Liliana da Silva, 1975-
Orientador: Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Palavras-chave: Avaliação formativa
Interacção entre pares
Feedback
Wikis
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A geração atual de alunos tem crescido num mundo imerso em tecnologia e esta situação irá, sem dúvida, perdurar no futuro.A ferramenta wiki é uma ferramenta digital colaborativa, acessível a partir de um browser, que é possível utilizar sem necessidade de conhecimentos de programação. Os wikis constituem-se como espaços digitais que favorecem a aprendizagem por interação, discussão de ideias e construção conjunta de conhecimento. A investigação desenvolvida tem como finalidade conhecer como o uso da ferramenta wiki para a promoção da avaliação formativa, pode potencializar a construção de conhecimento de alunos do 9.º ano, na temática eletricidade. No âmbito desta problemática foram identificadas as seguintes questões orientadoras: conhecer como é que a interação entre pares potencializa a construção do conhecimento dos alunos numa ferramenta colaborativa como o wiki; conhecer como é que o feedback do professor potencializa a construção do conhecimento dos alunos numa ferramenta colaborativa como o wiki e que potencialidades e limitações os alunos reconhecem sobre a importância do feedback e interação entre pares para a promoção da construção do seu conhecimento nesta ferramenta. Neste contexto, desenvolveu-se um processo de investigação sobre a utilização da ferramenta wiki para a promoção de mobilização de conhecimento científico, através da interação entre pares e feedback do professor. Esta investigação foi efetuada no ano letivo de 2014/2015, numa escola do 3.º ciclo do ensino básico do ensino público, com duas turmas do 9.º ano, envolvendo um total de 51 alunos, através do desenvolvimento de tarefas sobre eletricidade, apresentadas na forma de desafios. Como instrumentos de recolha de dados recorreu-se às produções escritas dos alunos e feedback escrito da professora no wiki, e a duas entrevistas em grupo focado. Os resultados sugerem que o processo de avaliação formativo adequa-se a este tipo de ambientes, pois permite uma harmonização às necessidades de ritmos e níveis de aprendizagem distintos recorrentes da individualidade de cada aluno. Preconiza-se também que este ambiente digital facilita a partilha, a negociação, a troca de ideias e a avaliação de pares. A ferramenta permite ainda um feedback do professor dinâmico e interativo, facilitando a incorporação, ao longo do processo de aprendizagem, de situações de avaliação formativa. Os alunos reconhecem que a ferramenta proporciona um ambiente transparente, onde podem comentar e orientar os trabalhos dos colegas, e receber orientação tanto dos colegas como do professor. Parece-nos, assim, ser um trabalho a incentivar, quer porque fomenta a autonomia, a colaboração e a autorregulação, quer porque possibilita desenvolver competências contextualizadas, passíveis de serem monitorizadas pelo professor.
The current generation of students has grown in a world immersed in technology and this situation will undoubtedly continue in the future. Wikis are collaborative digital tools, accessible from a browser, which you can use without the need for programming knowledge. Wikis are digital spaces that promote learning through interaction, discussion of ideas and joint construction of knowledge. The developed research aims to understand how the use of a wiki for the promotion of formative assessment, can enhance the construction of knowledge of students in the 9th grade, under the theme electricity. Under this problem, the following guiding questions were identified: how peer interaction enhances the construction of students' knowledge in a collaborative tool like a wiki; how teacher feedback enhances the construction of students' knowledge in a collaborative tool like a wiki and potentialities and limitations recognize by the students about the importance of feedback and peer interaction to promote the construction of knowledge in this tool. In this context, it was developed a process of research using the tool wiki for the promotion of mobilization of scientific knowledge through peer interaction and teacher feedback. This research was conducted in the school year 2014/2015, in a school of the 3rd cycle of basic education of public school, with two classes of the 9th year, involving a total of 51 students, through the development of tasks concerning electricity, and presented as challenges. The data collection instruments used were the written productions of the students and written feedback from the teacher on the wiki, and two focus group interviews. The results suggest that the formative evaluation process is suitable for this type of environment, since it allows harmonizing the needs of different rhythms and recurrent learning levels. It also indicates that this type of digital environment facilitates sharing, negotiation, exchange of ideas and peer assessment. The tool also allows dynamic and interactive feedback from the teacher, facilitating the incorporation, in the process of learning, of formative assessment situations. Students recognize that the tool provides a transparent environment, where they can review and guide the work of colleagues, and receive guidance form colleagues and the teacher. It seems, therefore, to be a work to encourage since it fosters autonomy, collaboration and self-regulation, as well as it enables the development of contextualized skills that can be monitored by the teacher.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/22478
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047495_tm.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.