Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22496
Título: Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? - estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa
Autor: Seabra, Teresa
Vieira, Maria Manuel
Castro, Leonor
Baptista, Inês
Palavras-chave: Sociologia da educação
Sucesso escolar
Data: 2014
Editora: APS. Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Seabra, T., Vieira, M. M., Castro, L. , Baptista, I. (2014). Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? - estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa. 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas (pp. 12). Lisboa: APS. Associação Portuguesa de Sociologi
Resumo: Tendo por base a problemática do “efeito - escola” e do efeito - professor”, o projeto “Escolas que fazem melhor: o desempenho escolar dos descendentes de imigrantes na escola básica”, em fase de conclusão, explora os r esultados dos alunos do 4º e 6º ano de escolaridade nas provas de aferição de Língua Portuguesa e Matemática, em três anos consecutivos, considerando as condições socioculturais dos alunos e os resultados obtidos por cada escola. Tendo sido possível identi ficar escolas que, tendo populações escolares em semelhantes condições sociais (escolaridade, classe social dos pais origem nacional), obtiveram resultados significativamente distintos, foram desenvolvidos estudos de caso comparativos em três escolas do en sino básico da AML. O texto dá conta dos resultados obtidos nestes estudos de caso, cujas questões orientadoras foram as seguintes: que variáveis escolares sustentam esta diferença de resultados observadas? Que práticas e representações específicas produze m esta mais - valia no desempenho escolar? Através do confronto entre as dinâmicas, processos e condições intraescolares existentes nestas escolas, as que revelaram um desempenho acima do “expectável” e as que, tendo populações escolares com perfil social se melhante, não conseguem esses bons resultados, identificaremos um conjunto de especificidades escolares produtoras de (in)sucesso escolar.
Based on the problem of " effect - school" and effect - teacher, " project" Schools that do best : academic achievement of children of immigrants in elementary school , " nearing completion, explores the results of students in the 4th and 6 years of education in the levels tests of Portuguese language and mathematics , in three consecutive years , considering the socio - cultural conditions of the students and the results obtained by each school . Having been possible to identify schools that have school populations in similar social ( education, social class of parents national origin ), had significantly different results , comparative case studies were developed in three primary schools of AML . The text gives an account of the results of these case studies , whose guiding questions were: school variables that hold this observed difference in r esults ? What specific practices and representations that produce capital gains in student performance ? Through the confrontation between the dynamics , processes and the existing conditions i n these schools, which showed performance above the " expected" and that having school populations with similar social profile , cannot these good results , we identify a set of specific school - producing (in) school success .
URI: http://hdl.handle.net/10451/22496
ISBN: 978-989-97981-2-0
Versão do Editor: http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0752.pdf
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