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Título: História viva: a recriação histórica como veículo de divulgação do património histórico e artistico nacional, 1986-2009: conceitos e práticas
Autor: Coelho, Raquel da Assunção Bernardo Alves
Orientador: Grilo, Fernando,1962-
Palavras-chave: Património cultural
Ensino da história
Métodos pedagógicos
Sociologia da cultura
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2009
Resumo: O presente trabalho centra – se no estudo do conceito de História Viva: origens, sua introdução em Portugal, primeiras intervenções, evolução, práticas actuais e projecções futuras, e por fim o estudo de um caso. Através da realização deste trabalho ambicionámos sistematizar toda a informação encontrada de forma a redigir um documento onde esta se congregasse, proporcionando um melhor conhecimento de um todo, a possibilidade de reflexão sobre o tema e seus fundamentos essenciais e o renovar das suas práticas. A História ao Vivo é um método didáctico para a difusão e aprendizagem da História, da cultura, da memória de determinada época num dado contexto, com recurso à expressão dramática. A técnica de Living History foi criada em Inglaterra nos anos de 1970, teve a sua evolução naquele país e em outros que, como Portugal, a importaram, sendo no presente uma prática indissociável da museologia, servindo a educação, o lazer e o turismo cultural. Em 1986 foi introduzida em Portugal pela Associação Portuguesa de Museologia com o intuito de dinamizar e de dar novo fôlego ao ensino e interpretação da História e valorização da nossa memória colectiva. Nos primeiros anos, em que houve grande empenhamento na divulgação desta técnica, houve uma forte adesão ao conceito que se disseminou e foi posto em prática através da realização de acções sobre os mais variados temas. A adesão do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, entre 1988 e 2000, foi fundamental para o enraizamento desta prática. Passados mais de vinte anos desde a sua introdução em Portugal pudemos investir numa observação cuidada deste percurso e propor estratégias para a sua revitalização. Estamos cientes de que o recurso à dramatização nesta área teve adesão no nosso país, contudo carece de elementos teóricos que a suportem para que não se alheie da essência da sua razão de existir: a Educação Patrimonial com base na investigação.
Notre dissertation se concentre sur l'étude de la notion d’Histoire Vivante: les origines, son introduction au Portugal, les premières interventions, l’évolution, les pratiques actuelles et les projections futures, et enfin une étude de cas. Grâce à ce travail nous avons eu l'intention de systématiser toute information trouvée dans le but d’élaborer un document dans lequel elle se réunit, en fournissant une meilleure compréhension de l’ensemble, la possibilité de réflexion sur le sujet et ses principaux motifs et de promouvoir le renouvèlement de cette pratique. L’Histoire Vivante est une méthode pédagogique pour la diffusion et l’apprentissage de l’histoire, la culture, la mémoire d’un temps donné dans un contexte déterminé, en utilisant le drame. La technique de Living History a été créé en Angleterre dans les années 1970, ayant son évolution dans ce pays et autres qui, comme le Portugal, l’on importée, étant en ce moment une pratique indissociable de la muséologie, servant l’éducation, le loisir et le tourisme culturel. En 1986 l'Association portugaise de muséologie a introduit cette méthode au Portugal, afin de revitaliser et de donner un nouveau souffle à l’enseignement et à l’interprétation de l’histoire et de valoriser notre mémoire collective. Dans les premières années où il y eu un grand engagement pour la diffusion de cette technique, nous observâmes une adhésion sans équivoque du concept qui s’est étendu et a été mis en pratique. L’engagement du Groupe de travail du Ministère de l'éducation pour la commémoration des découvertes portugaises, entre 1988 et 2000, fut fondamental pour l’enracinement de cette pratique. Plus de vingt ans passés depuis son introduction au Portugal, il nous a été possible d’analyser ce parcours et de présenter un plan méthodologique pour redynamiser le concept. Nous sommes conscients que l'utilisation du drame dans ce domaine a eu l’adhésion de notre pays, néanmoins il manque encore d’éléments théoriques qui le soutiennent afin qu’il ne s’détourne pas de l’essence même de sa raison d’être: l’Education Patrimoniale parmi la recherche.
Descrição: Tese de mestrado, Arte, Património e Restauro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2256
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