Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22617
Título: Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória
Autor: Ponte, João Pedro da
Quaresma, Marisa
Palavras-chave: Números Racionais
Raciocínio
Representações
Comparação
Ordenação
Data: Dez-2014
Editora: UNESP
Citação: Ponte, J. P., & Quaresma, M. (2014). Representações e processos de raciocínio na comparação e ordenação de números racionais numa abordagem exploratória. BOLEMA, 28(50), 1464-1484.
Resumo: O presente estudo tem por base uma unidade de ensino de cunho exploratório, em que alunos do 5.º ano de escolaridade (de 10-11 anos) trabalham com várias representações dos números racionais, em diferentes significados e tipos de grandeza. Procuramos saber em que medida esta unidade leva os alunos a desenvolver a sua capacidade de comparação e ordenação de números racionais, levando-os a usar diferentes representações e processos de raciocínio informais e formais. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, com observação participante das aulas e o estudo de caso de uma aluna. Os resultados mostram que esta aluna desenvolveu a sua compreensão da ordenação e comparação de números racionais, mostrando-se mais proficiente nas representações decimal e em fração. O estudo sugere que o trabalho com diferentes representações, numa abordagem exploratória, permite que os alunos aprendam a comparar e ordenar números racionais combinando adequadamente processos de raciocínio formais e informais.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/22617
ISSN: 0103-636X
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ponte, Quaresma BOLEMA v28 n50.pdf933,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.