Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2269

Title: Livros escolares de leitura : uma análise longitudinal e diacrónica : (séculos XVI-XX)
Authors: Lopes, Paulo Jorge dos Santos, 1966-
Advisor: Nóvoa, António, 1954-
Keywords: História da educação - séc.16-20
Livros escolares
Ensino da leitura
Legislação
Catecismo
Teses de doutoramento - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: O estudo debruça-se sobre livros destinados ao ensino/aprendizagem da leitura, inicial ou corrente (entre outros, cartilha, livro de leitura ou mesmo catecismo), aprovados pelas entidades oficiais. Incluíram-se ainda as obras que, não tendo sido objecto de aprovação formal, foram concebidas com esse mesmo objectivo, bem como as obras que foram utilizadas, com regularidade, no ensino/aprendizagem da leitura nos primeiros anos de escolaridade (até um máximo de seis anos, conforme a época). A tese passa em revista a história destes livros, a partir do seu recenseamento integral (coligido numa lista com cerca de 400 autores e 2500 livros), da análise do discurso normativo que precede e acompanha a sua regulamentação e aprovação e da compreensão do discurso pedagógico que sobre eles é produzido. A nossa intenção é perceber, em cada momento histórico: a) quais os grupos que mais influências exercem sobre a produção e selecção dos livros aprovados e usados nas escolas (Igreja, Estado, grupos profissionais, interesses editoriais, etc.); b) quais as relações entre diferentes épocas históricas e a produção do livro de leitura; c) que acontecimentos de natureza política, social e pedagógica tiveram influência na natureza do livro usado ou aprovado. A tese procura fazer um registo histórico exaustivo destas obras, abrangendo pois um horizonte temporal muito amplo, desde o final do século XIV/início do século XV até 1976, isto é, desde a produção do primeiro livro explicitamente concebido para a aprendizagem inicial da leitura até ao ano que se torna evidente o movimento de massificação e diversificação que caracteriza a situação actual do livro de leitura. Livro de leitura / escola / cartilha / catecismo / legislação
The study focuses on textbooks (among others, primers or catechisms) approved by the regulating agencies. Also included were the books that having not been formally approved, are designed with the same objective as well as others that were used regularly in the early years of schooling (up to a maximum of six years). The thesis reviews the history of these books from a full registration (collected in a list of about 400 authors and 2500 books), analyzes the legal discourse that precedes and accompanies their regulation and approval and tries to understand the pedagogical discourse in which they are produced. Our intention is to discover, in each historical moment: a) which groups exert more influence on the production and selection of books approved and used in schools (church, state, groups professional publishing interests, etc.); b) which are the relations between different historical eras and production of the textbook; c) what events of political, social and educational nature influenced the used or approved textbook. The thesis seeks to make a comprehensive historical record of these books, covering a very wide horizon, namely since the end of the fourteenth century/early fifteenth century until 1976, that is from the production of the first book explicitly designed for learning/teaching how to read to the year where it became clear the movement of massification and diversification that characterizes the current situation of the textbook. Textbook / school / primer / catechism / legislation
Description: Tese de doutoramento, Educação (História da Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2269
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd058692_td_PL_Anexo_cap5.pdf238.08 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Anexo_cap4.pdf367.04 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Anexo_cap3.pdf190.15 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Anexo_cap2.pdf91.03 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Anexo_cap1.pdf77.54 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Bibliografia_Geral.pdf383.18 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Bibliografia_Geral.pdf383.18 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Conclusoes_gerais.pdf444.83 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap6.pdf445.16 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap5.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap4.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap3.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap2.pdf346.5 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Cap1.pdf252.05 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Indice_quadros.pdf68.28 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Indice_onomastico.pdf163.96 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Indice_geral.pdf81.62 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Indice_anexos.pdf45.38 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Sintese.pdf50.54 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Pagina_de_rosto.pdf30.79 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Indice_anexos.pdf45.38 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Capa.pdf113.85 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
ulsd058692_td_PL_Agradecimentos.pdf48.4 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE