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Title: O pensamento crítico como área-chave para a literacia científica
Authors: Rodrigues, Alice Margarida Lucas Baltazar, 1969-
Advisor: Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
Keywords: Literacia científica
Pensamento crítico
Didáctica das ciências
Teses de doutoramento - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A investigação aponta a necessidade de promover cidadãos cientificamente literatos capazes de participar activamente numa sociedade dominada pela ciência e a tecnologia. Vários autores têm apontado o Pensamento Crítico como fundamental à Literacia Científica, apesar de não se conhecerem estudos empíricos que provem a relação entre estas duas áreas. Assim, com esta finalidade foi desenvolvida a presente investigação, compreendendo duas partes, cada uma com uma diferente amostra de alunos do 9º ano de escolaridade. A primeira parte, pré-requisito da seguinte, consiste no estudo de desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliar a Literacia Científica dos alunos em sala de aula. A segunda, realizada com uma amostra nacional, estratificada por grupos (NUTS II e escolas), visa estudar a relação entre o Pensamento Crítico e a Literacia Científica. Foram colocadas as seguintes hipóteses nulas: 1) O nível de Pensamento Crítico dos alunos não é previsor do seu desempenho em actividades que avaliam Literacia Científica; 2) Não existem diferenças estatisticamente significativas no modo como os diferentes aspectos de Pensamento Crítico influenciam a Literacia Científica; 3) Não existe uma diferença estatisticamente significativa no aproveitamento escolar dos alunos nas disciplinas de ciências entre os alunos com elevado e baixo desempenho em actividades que avaliam a Literacia Científica. Estudou-se ainda se a proficiência na Língua Portuguesa influencia o desempenho dos alunos em Literacia Científica. Os dados foram colhidos usando como principais instrumentos o teste de Pensamento Crítico de Cornell (nível X) e o instrumento de avaliação da Literacia Científica desenvolvido e validado na primeira parte do estudo. As hipóteses foram testadas mediante análises estatísticas apropriadas usando o programa SPSS 17.0. Os resultados permitem rejeitar as hipóteses 1 e 2 do estudo, mas não permitem rejeitar a hipótese 3. Ensaiam-se conclusões e implicações para as práticas, para a investigação e para a formação de professores. Literacia Científica Pensamento Crítico Validação de Instrumentos Proficiência em Língua Portuguesa e Literacia Científica Educação em Ciências
Research has been pointing out the need to promote scientifically literate citizens able to participate actively in a society dominated by science and technology. Several authors have pointed Critical Thinking as fundamental to Scientific Literacy, although it is not known any empirical studies showing the relationship between these two areas. Therefore, with that purpose it was developed a study with two parts, each one was carried on with a different 9th grade’ sample. The first part, a prerequisite of the next, is the development and validation study of an instrument intended to assess the scientific literacy of students in the classroom. The second part, conducted with a stratified cross-national sample considering as groups the NUTS II and schools, aims to study the relationship between Critical Thinking and Scientific Literacy. The following null hypotheses were stated: 1) the students’ critical thinking level is not a predictor of their performance in activities that assess scientific literacy, 2) There are no statistically significant differences in how different aspects of Critical Thinking influence the Scientific Literacy 3) There is a statistically significant difference in students’ final grades in science subjects among students with high and low performance in activities that assess Scientific Literacy. It was also studied if students’ proficiency in Portuguese influences their performance in Scientific Literacy. Data were collected using as main instruments the Cornell Critical Thinking Test (Level X) and the Scientific Literacy assessment instrument developed and validated in the first part of the study. The study hypotheses were tested by appropriate statistical tools using SPSS 17.0. The results allow us to reject the hypotheses 1 and 2, but did not permit to reject the hypothesis 3. Several conclusions and implications for practices, for research and for teacher training were drawn from the results. Scientific Literacy Critical Thinking Validation Studies Language Proficiency and Scientific Literacy Science Education
Description: Tese de doutoramento, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2279
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