Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/22860
Título: A contextualização do saber na formação inícial dos professores de matemática
Autor: Almeida, Letícia Santos de, 1983-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de enfermeiros
Currículo
Profissão docente
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: A contextualização do saber tem vindo a ocupar um lugar central nos debates atuais sobre o ensino e a aprendizagem. Isto se dá pelo fato desta abordagem assumir-se como uma forte aliada para a melhoria dos resultados dos alunos e consequentemente o sucesso escolar dos mesmos. O modelo tradicional de ensino centrado nas matérias e que esquecia os alunos, as suas características pessoais, sociais e culturais face ao saber a ser aprendido, tornou-se obsoleto, incapaz de dar respostas às novas demandas educacionais. Neste contexto, o presente estudo ambicionou perceber em que medida a formação inicial dos professores de Matemática prepara os seus formandos para um ensino capaz de contextualizar o saber. Para isso, realizouse um estudo exploratório em que se entrevistaram seis formandos do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Matemática de uma universidade pública. Foi possível concluir que há uma preocupação implícita da entidade formadora em preparar os seus formandos para adotarem conceções e práticas de um ensino contextualizado. Porém, embora alguns indicadores basilares da contextualização do saber estejam presentes na formação, o conhecimento da amplitude e do próprio significado do termo “contextualização do saber” ainda não está inteiramente assumido tanto pela entidade formadora quanto pelos formandos. Os futuros professores não concebem a contextualização como uma teoria sistematizada; entretanto, também não concebem as suas práticas sem uma teorização, sendo capazes de relacionar princípios desta abordagem a disciplinas (ou seja, a saberes científicos) que compõem o currículo da formação, sendo capazes também de mobilizar competências presentes nos sentidos da contextualização e identificar as vantagens desta conceção de ensino.
The contextualization of knowledge is becoming a central topic within recent discussions about teaching and learning. This approach has revealed to be a great asset for the students’ outcomes and, consequently, to their academic success. The traditional teaching system is focused on the curriculum rather than on the students’ social and cultural characteristics. Failing to meet the current educational demands, it has therefore become obsolete. In this context, the present study intends to understand how the initial preparation of Math teachers enables these trainees to contextualize knowledge. In this scope, six students from the second year of a Master in the field of Mathematics Teaching from one public university have been interviewed. We concluded that there is a concern from the higher education institution in preparing its students to adopt conceptions and practices of a contextualized teaching. However, despite of some indicators from the knowledge contextualization being integrated in the teaching performance, the concept itself has not yet been fully framed by both the teaching institution and the students. Future teachers do not seem to be able to frame contextualization as a systematic theory. On the other hand, they do not conceive their practices without some theorization linking this practice to specific domains that constitute the master’s curriculum. They also mobilize competences needed for contextualization and identify advantages provided by this concept of education.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/22860
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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