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Título: Impacto das obras musicais lusófonas nas redes sociais
Autor: Abreu, Mónica Isabel Henriques
Orientador: Couto, Francisco José Moreira
Palavras-chave: Web 2.0
Redes sociais
Wisdom of the crowd
Artistas lusófonos
Testes de usabilidade
Trabalhos de projecto de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: Existem dois problemas dai indústria musical na Web: a quantidade de informação nas re- des sociais sobre artistas musicais lusófonos (quenão permite saber quais os artistas mais populares) e a qualidade da mesma(não existem informações suficientes sobre alguns artistas). Nesta tese é apresentado um projeto chamado Lusica que pretende resolver estes problemas. Este projeto teve a colaboração do SAPO Labs e por esta razão, o principal objetivo foi tornar o Lusica um produto SAPO Labs. O processo de desenvolvimento do Lusica foi dividido em duas Fases. Na Primeira Fase foram recolhidas as informações sobre artistas lusófonos e os respetivos tweets. Desta informação foi feito um mapeamento entre as músicas dos artistas e os seus tweets de forma a construir um historial de popularidade. A esta Fase foram realizados testes intermédios de usabilidade e de segurança por uma equipa especializada do SAPO Labs com o objetivo de lançar uma versão intermédia. A Segunda Fase tira proveito da contribuição dos utilizadores para assim melhorara qualidade da informação apresentada pelo Lusica. Para tal, foram adicionadas funcionalidades que estão disponíveis para o utilizador através de um sistema de autenticação. Os utilizadores autenticados podem então editar informação e expressar as suas preferências musicais. Através desta informação é construído um perfil de utilizador onde são listados os seus gostos, amigos e pontos resultantes da sua contribuição. Após conclusão desta Fase, foram realizados testes de usabilidade presenciais e, uma vez mais, os testes de usabilidade e de segurança da equipa especializada do SAPO Labs. A correção dos resultados destes testes deu origem ao protótipo final, que foi posteriormente lançado como produto SAPO Labs. Foram também realizados testes `a ferramenta Social Impact que faz o mapeamento entre os tweets e as músicas. Na primeira avaliação verificou-se que a precisão era elevada (100%) mas que a abrangência (53%)não o era. Como tal, foram realizadas algumas alterações que resultou num pequeno melhoramento(60%).
There are two problems with the music industry on the Web: the quantity of the infor- mation on the social networks about lusophone artists (it’s impossible to know the popu- larity of the artists)and the quality of this information(there isn’t sufficient information about some artists). This thesis presents a project called Lusica that aims to solve these problems. Lusica had SAPO Labs’collaboration and for this reason the main objective was to make Lusica as one of SAPO Labs’product. The Lusica’s development process was divided in two phases. On the First Phase the information about the lusophone artists and the respective tweets about them was collected. This information was used to make a correspondence between the artists’songs and their tweets to build a popularity history. On this Phase were executed usability and security intermediate tests by a SAPO Labs’ specialized team in order to launch an intermediate version. The Second Phase takes advantages of the users’ contribution to improve the quality of the information presented by Lusica. So, there were added features which are available to the user through an authentication system. Authenticated users can edit information and express their musical preferences. With these functionalities a user profile can be created through the user’s preferences and allows them to edit information as well. After this Phase conclusion presential usability tests and once more usability and security intermediate tests by the SAPO Labs’ specialized team were executed. The correction of tests’ results led to the final prototype which was subsequently released as one of SAPO Labs’ product. There were also executed tests to the Social Impact tool that provides a correspondence between tweets and musics. In the first evaluation it was verified that the precision was high(100%)but the recall wasn’t(53%).As so, some alterations were made which resulted in a slight improvement(60%).
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Sistemas de Informação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/23075
Designação: Tese de mestrado em Engenharia Informática (Sistemas de Informação)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

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