Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23168
Título: A intervenção educativa e formativa de uma Junta de Freguesia : o caso da Junta de Freguesia de Odivelas
Autor: Santos, Andreia Isabel Rodrigues, 1990-
Orientador: Cruz, Clara Freire da, 1957-
Palavras-chave: Descentralização
Territorialização
Regulação da educação
Autarquias
Educação permanente
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O relatório de estágio “A Intervenção educativa e formativa de uma junta de freguesia: o caso da Junta de Freguesia de Odivelas” apresenta o estágio curricular desenvolvido no Gabinete de Inserção Profissional da Junta de Freguesia de Odivelas, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Educacional. O relatório analisa as políticas de descentralização e territorialização da educação em Portugal, a crescente intervenção das autarquias no campo educativo e formativo e os pressupostos da educação e formação ao longo da vida, enquanto área estratégica de intervenção da cidade de Odivelas, a qual se assume como cidade educadora. O relatório faz uma caraterização da freguesia de Odivelas, no que se refere a caraterísticas da população, prosseguindo de forma mais específica para a caraterização da intervenção do Gabinete de Inserção profissional (GIP). Descreve e analisa as principais atividades desenvolvidas pela estagiária, organizadas em quatro grandes áreas de intervenção: documentos estruturantes da autarquia/freguesia de Odivelas; projetos no campo educativo/formativo e social, promovidos pelo Gabinete de Assuntos Sociais (GAS) e pelo GIP; construção de uma atividade de educação e formação ao longo da vida; apoio aos serviços do GIP. Finalmente, o relatório integra uma investigação de pequena escala sobre a intervenção de um serviço de GIP disponibilizado pela Junta de Freguesia de Odivelas (JFO). O estudo demonstra a importância que a junta de freguesia atribui ao desenvolvimento de estratégias educativas e formativas enquanto resposta a necessidades sociais da sua população. Os resultados da investigação permitem compreender os motivos que levaram à criação do GIP, os papéis variados que a JFO desempenha de forma a garantir a continuidade dos serviços do gabinete e a importância que as iniciativas de apoio e orientação dos desempregados têm sobre o desenvolvimento de competências profissionais, num contexto de melhoria da empregabilidade.
The report “The educational and training intervention of a parish council: the case of Odivelas parish council” describes the work developed in the Office for Professional Integration, in Odivelas parish council, within the scope of the master's degree in Educational Science, specialization of in Educational Administration. The report analyzes the Portuguese policies in the field of education regarding decentralization and territorialization: the increasing intervention of municipalities in education and training and the assumption of education and lifelong training, as a strategic area for intervention in a city which assumes the role of an educating city: Odivelas. The report provides a characterization of the Odivelas parish council, regarding its population´s characteristics, specifically stating the characterization of the intervention of Office for Professional Integration (OPI). It describes and analyzes the main activities developed by the intern, and organized in the four main areas of intervention: structuring documents of Odivelas parish council; projects in the educational/training and social field promoted by the Social Affairs Cabinet and OPI; educational activity building and lifelong training; supported by the OPI services. Finally, the report includes a small-scale research project about the intervention of an OPI service provided by the Odivelas parish council (OPC). The study shows the importance given to the educational and training strategies by the parish council as a response to the social needs of the population. The research results made it possible to understand the reasons for the creation of the OPI, along with the different roles that the OPC performs in order to ensure the continuity of the cabinet services and the importance that the support and guidance initiative for the unemployed have on the professional skills development in terms of improving employability.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/23168
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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