Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2328
Título: Escola do contato: a teoria antropológica nas políticas públicas indigenistas do Brasil
Autor: Ribeiro, Carla Teresa Ventura
Orientador: Viegas, Susana de Matos
Palavras-chave: Cultura ameríndia
História ameríndia
Brasil
América do Sul
Conhecimento
Teses de Mestrado - 2010
Amerindian culture
Amerindian history
Brazil
Americanist Knowledge
Ethnographic knowledge
Anthropology
Data de Defesa: 2010
Resumo: Esta dissertação trata dos impacto causado pelas idéias da “escola do contato” ou “escola contatualista” na antropologia no Brasil e nos estudos sobre mudanças socioculturais nas sociedades indígenas das Terras Baixas da América do Sul, bem como na articulação entre a teoria antropológica com as políticas públicas indigenistas do Estado brasileiro. Essa articulação é discutida com base na análise de dois processos de demarcação de terra indígena, acompanhada pelo debate que foi levantado na década de 1990, quando foram propostas idéias alternativas ao modelo contatualista para o estudo da história das mudanças socioculturais nessas sociedades.
This dissertation deals with the impacts caused by “school of contat” or “contactualschool” wich was important in founding Anthropology in Brazil and has been influential on sociocultural changes studies about Lowland South American Indians. This school had a central role in linking anthropology and indigenous public policy in Brazil. This linking is discussed by analysing two demarcation of indigenous land processes, with debate raised in 1990’s, when alternative ways to study the history of sociocultural changes these societies have been proposed.
Descrição: Tese de mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais em 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2328
Aparece nas colecções:ICS - Dissertações de Mestrado

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