Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23335
Título: Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação
Autor: Ferreira, Diana Soraia Bastos
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Educação e formação
Práticas de gestão
Marketing
Teses de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Administração Educacional, documenta o estágio curricular desenvolvido numa empresa de consultoria e formação. O relatório documenta três componentes do estágio: a) caracterização da organização onde se desenvolveu o estágio; b) estudo sobre a comunicação de marketing desenvolvida na empresa; c) descrição e discussão das atividades desenvolvidas pela estagiária (à luz dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo do seu percurso académico e dos referenciais da Administração Educacional). Assim, o relatório documenta a experiência formativa ocorrida numa empresa caracterizada por uma estrutura simples e orientada por uma cultura de pertença e de adesão, bem como descreve e analisa os processos e os efeitos de comunicação de marketing, considerando os contributos desta para a melhoria da relação estabelecida entre a organização e o seu meio externo e, da qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores no seio da organização. As descrições e as análises apresentadas neste relatório baseiam-se em dados e informações recolhidas através de: a) entrevistas semiestruturadas utilizadas para a caraterização da empresa e do trabalho de gestão; b) entrevista focus group utilizada para a caracterização das perceções descritivas e avaliativas dos membros da “equipa efetiva” da empresa sobre os processos de gestão da comunicação de marketing; c) observação participante, que apoiou a caraterização do funcionamento quotidiano da organização; d) pesquisa bibliográfica e documental, utilizadas para apoiar a clarificação de conceitos, a caracterização da organização, o aprofundamento da temática da comunicação de marketing. Através dos registos sobre as características organizacionais do local de estágio e da experiência vivenciada pela estagiária, bem como do pequeno estudo realizado foi possível identificar, descrever, com algum detalhe, e discutir os desafios que a adoção de práticas de gestão da comunicação coloca a uma microempresa do setor educativo, nomeadamente no que diz respeito aos processos e às ferramentas de comunicação de marketing.
The present report under the Master of Science in Education in Educational Administration specialty, documents the traineeship developed in a consulting and training firm. The report contains three major components of description and analysis: a) characterization of the organization that developed the stage; b) study on the marketing of communication developed in the company; c) a description and discussion of activities undertaken by the trainee in the light of the knowledge and skills acquired throughout their academic career and the Educational Administration of reference. Thus, the report documents the formative experience occurred in a company characterized by a simple, guided by a culture of belonging and membership structure, and describes and analyzes the processes and marketing communication purposes, considering their contributions either to the improvement of established relationship between the organization and its external environment, or to improve the quality of work by employees within the organization. The descriptions and analyzes presented in this report are based on data and information gathered through: a) semi-structured interviews that contributed to the characterization of the company and management work; b) interview focus group used for the characterization of descriptive and evaluative perceptions of members of "effective team" of the company on marketing communication management processes; c) participant observation, which supported for the characterization of the daily running of the organization; d) the bibliographic and documentary research, used to support the clarification of concepts, the characterization of the organization, the theme of deepening of marketing communications, including strategies and communication tools. Finally, the report reflects on the importance of marketing communication process as a management tool to account for the success of any organization. Through the records of the organizational characteristics of training camp and the experience lived by the trainee, as well as the small study was possible to identify, describe, in some detail, and discuss the challenges that adopt communication management practices puts a microenterprise the education sector, particularly with regard to processes and marketing communication tools.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/23335
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

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