Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23409
Título: Da palavra à ilustração : desenvolvimento de unidade didáctica na disciplina de desenho de 11º ano
Autor: Aguiar, Margarida Andrade e Sousa, 1983-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Comunicação visual
Desenho
Ilustração
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este Relatório é realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do ensino básico e secundário, e constitui a apresentação de investigação, reflexão e resultados da prática de ensino supervisionada no âmbito do mesmo. O desenvolvimento da Unidade Didáctica ‘Da Palavra à Imagem’ ocorreu no 2º período do ano lectivo de 2014/2015, na Escola Secundária de Cascais, numa turma de 11º ano, na Disciplina de Desenho A. O projecto insere-se nesta disciplina do currículo do curso científico-humanístico de Artes Visuais do ensino secundário, e teve como objectivo trabalhar sobre o tema da ilustração a partir de um texto dado, desenvolvendo o desenho sob a perspectiva da comunicação visual, levando à criação de um livro ilustrado, como resultado do trabalho conjunto da turma. Propôs-se que os alunos aprendessem e aplicassem uma metodologia de trabalho que tinha como objectivo desenvolver uma ilustração a partir do texto poético ‘Mar Português’, que envolvesse a interpretação pessoal do texto, realização de pesquisa, realização de estudos preparatórios, e a concretização de um trabalho final original. Posteriormente todas as ilustrações realizadas seriam reunidas numa maquete de livro, tendo como finalidade criar um produto final reunindo todos os trabalhos dos alunos. A avaliação teria lugar ao longo de toda a unidade (formativa) - acompanhando fomentando o desenvolvimento progressivo da pesquisa em torno do tema e realização das etapas propostas - e no final do período (sumativa). Os objectivos principais para o desenvolvimento desta unidade são a aproximação a este meio de comunicação visual – a Ilustração - enquadrando na actualidade, assim como levar à compreensão e aplicação de uma metodologia na concretização, apoiando-se primeiro na interpretação individual de um texto, passando para o estudo de composição gráfica representativa dessa interpretação.
The present report reflects upon the results of the supervised teaching practice, regarding to the Mestrado em Ensino de Artes Visuais The teaching unit, entitled From word to picture occurred in the 2nd period of the academic year of 2014/2015, and its objective was to develop an illustration project , within the program of the discipline of Drawing A, with the 11th grade students of the Art course in Escola Secundária de Cascais.Our aim was to develop an illustration project, based on the interpretation of a poem, giving students the chance to create an image from a poetic text, working on personal interpretation and visual communication through drawing. At the end, the goal was to build an illustrated book, combining all the students illustrations. It was proposed that the students applied a work method that started by trying to create an image for the poem ‘Mar Português’, based on a creative and personal interpretation; students should engage in sketching their ideas for creating an illustration; students should choose the best drawing that was the result of their research, and make the final version. Afterwards, all the illustrations would be combined into a single book. The formative assessment took place during all the teaching practice, alongside with the development of the students work, making possible for them to receive feedback about their evolution and making it possible for reflecting about the works evolution, and its necessary readjustments. Our main objectives were to make an approach to this form of drawing and visual communication – the Illustration – by looking at the contemporary scene, and also to lead to the understanding of how the work method is necessary to build a creative work process, by searching for a personal and original idea and then trying to turn those ideas into a graphic composition.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/23409
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie047745_tm.pdf5,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.