Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23558
Título: Cultura organizacional e os papéis do gestor em contexto escolar
Autor: Manuel, Inês Maria Vieira, 1992-
Orientador: Viseu, Sofia
Palavras-chave: Cultura organizacional
Cultura escolar
Contexto escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente relatório de estágio, intitulado “Cultura Organizacional e o Papéis do Gestor em Contexto Escolar”, foi desenvolvido no âmbito do 2º ciclo de estudos do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização em Administração Educacional. O trabalho apresenta a questão da cultura organizacional e dos papéis culturais do gestor em contexto escolar, concretamente, através de uma investigação realizada numa escola de carácter profissional, “Escola Profissional de Imagem” (EPI). O seu objetivo é compreender a cultura organizacional existente e os papéis culturais do gestor ao nível simbólico da ação, enquanto componente essencial do desenvolvimento organizacional. O relatório foi estruturado em três partes: Na primeira parte apresenta-se o enquadramento teórico-concetual da temática abordada e a metodologia mobilizada durante o processo. A segunda parte foca-se na apresentação e análise dos dados recolhidos, fazendo-se inicialmente uma caracterização da organização em estudo, tendo por base os níveis de manifestação de Schein (1992) e de seguida, cruzando a informação com os resultados, definindo assim a cultura organizacional, na perspetiva de Cameron & Quinn (1998) e Martin (1992) e Gomes (1995). Por último, identificam-se os papéis culturais do gestor, tendo como fundamentação as categorias de Mintzberg (1992) e Barroso (2006). Na terceira parte descrevem-se as atividades desenvolvidas durante o estágio, refletindo sobre o seu conteúdo. Aqui faz-se uma análise por categorias de atividades de gestão desempenhadas, tendo em conta a informação registada ao longo do período de estágio académico e com base em Barroso (2006). Concretamente quanto à metodologia utilizada opta-se preferencialmente por métodos qualitativos de investigação, recorrendo a registos diários através da observação e diários de campo. A entrevista realizada ao gestor releva também ser um contributo importante para a caracterizar a organização. Por último, a pesquisa também recai sobre a realização de um inquérito por questionário à comunidade escolar, adaptado a partir dos autores Cameron & Quinn (1998). Através da experiência proporcionada pelo estágio e estudo realizado, pretende-se desta forma compreender a cultura organizacional e os papéis culturais do gestor, evidenciando a importância que esta assume na vida e funcionamento da organização e assim contribuindo para os estudos científicos em torno da temática.
This internship report, entitled “Organizational Culture and Management Roles in School Context”, was developed in the 2nd cycle of Master’s degree in Educational Sciences in the area of specialty in Educational Management. This paper presents the issue of organizational culture and cultural management roles in schools, particularly, through an investigation carried out in a professional studies school, “Escola Profissional de Imagem” (EPI). The purpose of this study is to understand the existing organizational culture and the cultural roles of the manager at the symbolic level, as an essential component of organizational development. The report was structured in three parts: The first part presents the conceptual framework of the selected theme and the methodology mobilised during the process. In the second part it is focused the presentation and analysis of the collected data, by making at first a characterization of the organization under study, based on the manifestation levels by Shein (1992), and next, by crossing the information with the results, that way defining organizational culture, in the perspective of Cameron & Quinn (1998), Martin (1992) and Gomes (1992). Finally, culture management roles are identified, by having ground on the categories of Mintzberg (1992) and Barroso (2006). The third part exposes the activities developed during the internship, reflecting on its content. Here there is an analysis made by categories of management activities, taking into account the information recorded throw out the academic internship period, with base on of Barroso (2006). The methodology used opts preferentially by qualitative research methods using daily registers through observation and field diaries. The interview, conducted with some members of the management board, it is also an important contribution to characterize the organization. In last, the research also takes place in the data collection, by conducting a survey to the school community, adapted from the authors Cameron & Quinn (1998). Through the experience gained in the internship and study conducted, it is intended in this way to understand the organizational culture and the cultural management roles enhancing the importance it assumes in the organization’s life and functioning and that way contributing for scientific studies related to the theme.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/23558
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
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