Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/23559
Título: EAI FRAMEWORK
Autor: Dias, Mário Filipe Santos
Orientador: Mostrous, Dimitris, 1979-
Silva, José Miguel Leal e
Palavras-chave: TIBCO
Framework
SOA
EAI
ESB
Trabalhos de projecto de mestrado - 2015
Data de Defesa: 2015
Resumo: Este projeto tinha como objetivo o desenvolvimento de uma Enterprise Application Integration (EAI) Framework para integração dos vários sistemas do banco Co-operative Bank no Quénia. A framework e os serviços serão desenvolvidos utilizando software TIBCO, como TIBCO ActiveMatrix BusinessWorks™ BPM, TIBCO Enterprise Message Service™ e TIBCO Designer™. Foram aplicados os conhecimentos de arquitetura Service Oriented Architecture (SOA), para uma melhor e mais eficaz framework, em serviços a serem utilizados por sistemas heterogéneos. Os requisitos do banco eram: -Os serviços podem ser síncronos ou assíncronos. -Todos os serviços assíncronos terão de dar uma resposta com o resultado da operação. -Uma manutenção do sistema reduzida e simples. -Uma integração fácil entre os diferentes sistemas do banco.- Baixo índice de bugs por serviço; e facilidade em descobri-los, analisá-los e corrigi-los. A framework é responsável pelo log das atividades dos serviços na camada de integração, pela validação dos cabeçalhos, pelo encaminhamento das mensagens entre as duas camadas que compõem a framework (Business e Technical). Fica ainda responsável pela gestão das mensagens em serviços assíncronos, onde dará uma resposta genérica à origem, informando que a mensagem se encontra a ser processada pela framework, enviando posteriormente outra resposta genérica com o resultado da operação no destino. Durante o desenvolvimento da framework, foi tida em atenção a normalização dos nomes, tanto para target namespace dos schemas, ficheiros, e outros itens que são transversais a toda a framework, bem como as regras para aumento das versões major e minor. Dos vários serviços que utilizaram a framework, pode-se dar o exemplo de um serviço que te tem como origem Customer Relationship Management (CRM) e o destino BankFusion Universal Banking (BFUB). O serviço retornará os vários balanços de uma conta, dando como input o número de uma conta. O serviço é um serviço síncrono que o depois de 60 segundos o serviço retornará um erro de timeout.
This project had the objective to develop an Enterprise Application Integration (EAI) Framework for the integration of the various systems in Co-operative Bank in Kenya. The framework and the services will be developed using TIBCO software, such as TIBCO ActiveMatrix BusinessWorks™ BPM, TIBCO Enterprise Message Service™ and TIBCO Designer™. We applied our expertise in Service Oriented Architecture (SOA) architecture, for a better and more effective framework, in those services to be used by heterogeneous systems. The bank's requirements were: -Services can be synchronous or asynchronous. -All asynchronous services will have to respond with the outcome of the operation. -A reduced and simple system maintenance. -An easy integration between different bank systems. -A low “bug” rate per service; and an easiness in finding, analysing and rectifying it. The framework is responsible for logging the service activities on the integration layer, through validation of headers, routing of messages between the two layers the make up the framework (Business and Technical). It will also be responsible for managing the messages in asynchronous services, which will send a generic reply to the origin, informing that the message is being processed by the framework, sending subsequently another generic reply with the result of the operation at the endpoint. During the development of the framework, the normalization of names has been taken into account, for both target namespace of schemas, files and other items that are transversal to the entire framework, as well as the rules to increase the major and minor versions. From the several services that will use the framework, it can give you an example of one service, that as Customer Relationship Management (CRM) from origin and BankFusion Universal Banking (BFUB) as destiny It will return the several balances of an account, giving in the input the account number. The service is a synchronous service, and after 60 seconds it will reply with a timeout error.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores)Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015
URI: http://hdl.handle.net/10451/23559
Designação: Tese de mestrado em Engenharia Informática (Arquitetura, Sistemas e Redes de Computadores)
Aparece nas colecções:FC-DI - Master Thesis (projects)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfc118230_tm_Mário_Dias.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.