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Título: O que se diz quando se pensa em energia? Reflexões sobre o tema da energia a partir das representações dos jovens e dos professores de uma escola secundária
Autor: Menezes, Marluci
Rebelo, Margarida
Caeiro, Tiago
Scmidt, Luísa
Horta, Ana
Correia, Augusta
Fonseca, Susana
Data: 2012
Editora: APS. Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Menezes, M.; Rebelo, M.; Caeiro, T.; Schmidt, L.; Horta, A.; Correia, A.; Fonseca. S. (2012) O que se diz quando se pensa em energia? Reflexões sobre o tema da energia a partir das representações dos jovens e dos professores de uma escola secundária. Atas do VII Congresso Português de Sociologia. Sociedade, Crise e Reconfigurações - 2012. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia
Resumo: A importância da eficiência energética em edifícios de uso coletivo através do aperfeiçoamento das práticas de conservação e da implementação de novas tecnologias, enfatiza o papel que a mudança de comportamentos associados ao uso e à conservação de energia detém na melhoria desta eficiência. Mas como contribuir para a alteração de comportamentos sem antes conhecer os sentidos e significados sociais atribuídos à energia? Considerando que este conhecimento é fulcral para a alteração de comportamentos, recorre-se aos resultados de um inquérito por questionário sobre o uso de energia desenvolvido com alunos e professores de uma escola secundária de Lisboa recentemente intervencionada, para caracterizar as representações sociais da energia destes dois grupos (cf. projeto Net Zero Energy School - Reaching the Community – FCT/MIT Portugal). A primeira pergunta do questionário solicitava aos inquiridos que indicassem as primeiras três palavras que lhes vinham à ideia quando pensavam em energia. A maioria dos alunos associou a palavra “energia” às energias renováveis e à luz, e os professores à ambiente e sustentabilidade energética, às questões de natureza económica e de consumo. Explora-se aqui os aspetos centrais e periféricos das representações da energia na explicitação dos sentidos e significados atribuídos a energia e discutem-se as questões fundamentais a considerar no âmbito da mudança de comportamentos de uso e conservação de energia numa dada comunidade escolar.
The importance of energy efficiency in buildings of collective use emphasizes the role that behaviour change regarding the use and conservation of energy in improving this efficiency through conservation practices and the implementation of new technologies. But how can we contribute to change behaviours without first knowing the social meaning attributed to energy? Considering that this knowledge is central to behaviour change, we explore the results of a survey about the use of energy conducted with students and teachers from a high school in Lisbon recently intervened in order to characterise the social representations of these two groups (see Net Zero Energy School project - Reaching the Community - FCT / MIT Portugal). The first question of the survey asked respondents to indicate the first three words that came to their minds when thinking about energy. Most of the students associated the word "energy" with renewable energies and with light/electricity, and teachers associated with the environment and energy sustainability, economic issues and energy consumption. The present study explores the central and peripheral elements of the social representations of energy as well as the meanings attributed to energy and discusses the key issues to consider in behaviour change of energy use and energy conservation.
URI: http://hdl.handle.net/10451/23679
Versão do Editor: http://www.aps.pt/vii_congresso/papers/finais/PAP0387_ed.pdf
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