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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2448

Título: O impacto de informação contraditória na mudança de crenças típicas sobre categorias comuns
Autor: Abreu, Inês Maria de Matos Taquenho César de
Orientador: Santos, Ana Sofia Correia dos, 1969-
Palavras-chave: Crenças
Categorização (Psicologia)
Variabilidade
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente trabalho pretende explorar a possibilidade de mudança nas crenças típicas sobre categorias comuns quando se apresenta informação contraditória. Existem evidências sobre a instabilidade das categorias comuns (Yeh & Barsalou, 2006), mas nunca se explorou a possibilidade de incorporar informação contraditória, como foi feito em categorias sociais e onde se demonstrou a sua sensibilidade ao contexto (Garcia-Marques & Mackie, 1999). Do pré-teste feito a 30 estudantes da zona de Lisboa resultam listas de atributos de categorias comuns que vão permitir fazer uma recolha de estímulos e categorias para a construção das tarefas posteriores. Propõe-se a utilização de um desenho experimental onde se manipulam o tipo de prime a ser apresentado (típico e atípico), bem como a informação primada (tendência central e variabilidade percebida) em dois níveis de medida (explícita e implícita). De forma geral as hipóteses prevêem mudança das crenças típicas quando se apresenta informação contraditória. Esta mudança verificar-se-á nas medidas explícitas, mas não nas medidas implícitas. São discutidas as implicações teóricas sobre a presença ou ausência hipotética de resultados. São igualmente propostos novos estudos para um desenvolvimento mais aprofundado destas evidências.
This paper aims to explore the possibility of change the beliefs about common categories when presenting contradictory information. There is evidence of the instability of common categories (Yeh & Barsalou, 2006), but it was never explored the possibility of incorporating contradictory information, as was done for social categories and where it was confirm its sensibility to context (Garcia-Marques & Mackie, 1999) . The pre-test done to 30 students of the Lisbon area resulted in a set of attributes of common categories that will allow us to make a collection of stimuli and categories for the construction of tasks. It is proposed to use an experimental design which manipulates the type of prime to be presented (typical and atypical), as well as prime information (central tendency and perceived variability) in two measure levels (explicit and implicit). In general the hypothesis predicts the change of beliefs when presenting contradictory information. This change will occur only on explicit measures and not on implicit measures. We discuss the theoretical implications of the presence or absence of hypothetical results. Additional studies are also proposed for further development of this new evidence.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2448
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

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