Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2458

Title: Necessidades de formação dos formadores da componente de formação de base dos cursos EFA de nível secundário
Authors: Casimiro, Susana Isabel Rodrigues, 1972-
Advisor: Matos, João Filipe, 1950-
Keywords: Aprendizagem ao longo da vida
Necessidades de formação
Formação de adultos - Portugal
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A operacionalização do referencial de competências-chave nos cursos de educação e formação de adultos de nível secundário implica a constituição de equipas de formadores qualificados, havendo que valorizar, não só, a importância da qualidade pedagógica comprovada e da experiência profissional prévia, mas também a frequência de formação especializada no domínio da educação e formação de adultos, tornando-se fundamental atender às necessidades de formação contínua destes profissionais. Neste contexto, a presente investigação interpreta a percepção dos formadores responsáveis pela componente de formação de base dos cursos EFA de nível secundário, sobre as suas necessidades de formação, com vista à identificação de temáticas de formação que possam suprimir as dificuldades percepcionadas Constituem-se participantes do estudo, os formadores das áreas de competências-chave dos cursos EFA de nível secundário, em funcionamento em Setembro de 2009, num centro de formação profissional. Para a recolha de dados socorremo-nos da escala de auto-diagnóstico de competências do formador de Knowles e de análise documental. Os resultados, suportados na percepção dos inquiridos sobre o grau de desenvolvimento das suas competências enquanto formadores de adultos, contribuem para responder à questão sobre que temáticas de formação podem suprimir as dificuldades percepcionadas pelos formadores no desenvolvimento da sua actividade profissional, apontando para a necessidade de desenvolver acções de formação sustentadas nas temáticas de concepção e implementação de situações de aprendizagem, fundamentos de aprendizagem auto-direccionada e processos de planificação.
The application of the key-competence guide in the context of the secondary level adult education and training courses, requires the gathering of properly qualified teams, not only to what regards the importance of the existing certified pedagogical skills but also bearing in mind the importance of the specialized training in the adult education and training domain. It becomes, therefore, up most important to attend the lifelong training needs of these professionals. This research portrays the secondary level adult education and training courses trainers’ perceptions, about their own training needs, so we may be able to identify training subjects that might eliminate the perceived difficulties. The study participants are trainers, responsible for the application of the key-competence guide in the context of the secondary level adult education and training courses, operating on September 2009, in a vocational training centre. As data collection and analysis instruments, we used Knowles’ trainers’ skills self-diagnostic scale and document analysis method. The results, supported on the respondents’ perception about the degree of development of their skills as adults’ trainers, contribute in answering the question of what training topics can suppress the trainers’ perceived difficulties in the development of their occupation, pointing the need of training courses held in the subjetcs of design and implementation of learning situations, fundaments of self-directed learning and planning processes.
Description: Tese de mestrado, Educação (Formação e Aprendizagem ao Longo da Vida), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2458
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp035785_tm.pdf733.4 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE