Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/24617
Título: O papel da supervisão na componente interna da avaliação docente e o seu contributo para o desenvolvimento profissional : estudo de caso numa escola secundária
Autor: Laranjeira, Maria Clara Ferreira Alves, 1965-
Orientador: Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Palavras-chave: Supervisão
Avaliação de professores
Desenvolvimento profissional - Professores
Teses de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente estudo visa compreender de que forma é que a supervisão está incorporada na componente interna da avaliação docente e qual o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores, a exercerem funções numa escola secundária da periferia de Lisboa. Esta investigação seguiu uma metodologia qualitativa interpretativa, desenvolvida numa lógica indutiva. A modalidade de investigação adotada foi o estudo de caso. Participam neste estudo, o Diretor, um Elemento do Conselho Pedagógico, um Elemento da SADD, uma Avaliadora Interna e duas professoras avaliadas por representarem os principais intervenientes no processo avaliativo. Os dados foram recolhidos em 2013/2014 através de análise documental e entrevistas semiestruturadas, tendo sido analisados com recurso à técnica de análise de conteúdo. Esta investigação revelou que, a ação supervisiva, de caráter contínuo e sistémico, parece não integrar a componente interna da avaliação docente o que poderá colocar em causa a concretização dos seus propósitos, quer os de natureza sumativa, quer os de natureza formativa, sendo estes secundarizados pela ênfase classificativa dada pelo avaliador interno. Este processo é percecionado como burocrático e assente em tarefas essencialmente administrativas. Neste sentido, há uma incongruência entre, o postulado nos dispositivos legais a par do defendido pelos autores do quadro teórico sobre o papel da supervisão na avaliação interna docente, e a sua aplicação prática, que parece não estar espelhada no envolvimento das estruturas internas de decisão e avaliação dentro da escola. Os participantes, à exceção do Elemento da SADD, reagem bem à abordagem supervisiva, e valorizam a formação específica em supervisão e o trabalho colaborativo, interpares, porém parecem secundarizar as práticas reflexivas, cingindo-as apenas à elaboração do Relatório de Autoavaliação que, perspetivado de forma redutora, não é reconhecido como um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. Todos os atores educativos defendem a ideia de que, a componente interna da ADD, da forma como está implementada, acrescenta muito pouco ao seu desenvolvimento profissional e parece não contribuir para a melhoria da organização escolar.
This study aims to understand how supervision is incorporated in the internal component of teacher evaluation and what is its contribution to the professional development of teachers working in a High School on the outskirts of Lisbon. This investigation followed an interpretative qualitative methodology, developed through an inductive logic. The research mode adopted was the case study. The Director, an element of the Pedagogical Council, an element of SADD, an Internal Assessor and two evaluated teachers, as they represent the key stakeholders in the evaluation process, all participated in this study. Data were collected in 2013/2014 through documentary analysis and semi-structured interviews and were analyzed using the technique of content analysis. This investigation revealed that the supervision action, of continuous and systemic character, seems not to integrate the internal component of teacher evaluation, which could jeopardize the achievement of its purposes, whether of summative or formative nature, which are put in second place, according to the classifications of the internal evaluator. This process is perceived as bureaucratic and based on essentially administrative tasks. In this sense, there is an incongruity between the postulate in legal provisions alongside with literature authors on the role of supervision in teacher internal evaluation and its practical application that seems not to be followed by the decision making and evaluation internal structures within the school. The participants, except for the element of SADD, react well to the supervision approach and appreciate the specific training in supervision and the collaborative work, between peers, but seem to dismiss the importance of reflective practices, narrowing it down to the elaboration of the Self-Evaluation Report seen in a reductive way, that is not recognized as a contribution to the professional development of teachers. All educational actors, evaluators and evaluated, defend the idea that the internal component of teacher evaluation, the way it is implemented, adds very little to their professional development and seems not to contribute to the improvement of the school organization.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/24617
Designação: Mestrado em Educação
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