Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2462

Title: Processos de socialização na profissão docente
Authors: Marques, Filipa dos Santos Martins, 1981-
Advisor: Galvão, Cecília, 1955-
Keywords: Processos de socialização
Professores do básico 1º Ciclo
Profissão docente
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Este estudo, pretende ser um contributo na reflexão em torno da forma como a socialização entre docentes pode ser fulcral, na criação de um bom ambiente escolar, como também benéfica no sucesso, quer dos alunos quer dos professores. Com este trabalho pretendi aprofundar e compreender de que modo se desenvolve o processo de socialização entre os professores, bem como as formas utilizadas pelos docentes nesse processo de socialização, as formas de ultrapassar os obstáculos que surgem ao início e ao longo da carreira, se os professores consideram que a qualidade das relações que se desenvolvem tem implicações no sucesso escolar dos alunos e fundamentalmente quis perceber se é importante existir socialização, como também, a preocupação com a mesma, nas nossas escolas, de que forma contribui para o bem-estar dos todos os professores. O quadro conceptual que orientou este estudo subdivide-se em vários aspectos, como a Educação (educar/ensinar e o professor); a Escola como Organização; a Cultura Organizacional da Escola e a Socialização. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados obtidos não conduzem a conclusões passíveis de generalização, mas antes, a uma tentativa de compreensão das razões que determinam as dificuldades e como estas podem ser superadas em determinados contextos. Deste modo, torna-se significativo referir que para os professores iniciantes, a existência da preocupação, por mais pequena que seja, da parte do Agrupamento, foi importante no seu bem-estar e no seu próprio sucesso, como dos alunos. Os professores participantes, consideraram que era importante existir formas de socialização nas escolas, pois, no seu percurso profissional, foram sentindo essa importância. Penso que é importante referir que neste trabalho analiso o meu próprio percurso profissional de forma reflexiva. Em suma, posso afirmar que este estudo fez-me perceber que a escola, do estudo, foi sem dúvida, no meu caso a melhor escola por onde passei e que, o facto de nessa escola existir socialização entre docentes, trouxe resultados positivos e sucesso escolar. Percebi, que é importante existir nas escolas, Supervisão e Orientação na Prática Profissional, mas de forma reflexiva por parte do supervisor, como por parte do professor. Para terminar, considero que existem muitos outros estudos a fazer no que diz respeito a Educação.
This study is intended as a contribution to the reflection on how the socialization among teachers may be pivotal in creating a good school environment, but also beneficial to the success, whether students or teachers. This paper intended to deepen and understand how the social process develops between teachers as well as the ways used by teachers in that process, the ways to overcome obstacles that show up at the beginning and throughout their career, if teachers believe that the quality of the developing relations has implications on the achievements of students and basically wanted to see if the social relationships are important, but also the concern with them in our schools, and how it contributes to the well-being of all the teachers. The conceptual framework guiding this study is divided into several aspects, such as Education (education / teaching and teacher); School as an Organization; School and Social's Organizational Culture. Since this is a case study, the results do not lead to conclusions for general terms, but rather an attempt to understand the reasons that determine the difficulties and how these can be overcome in certain contexts. Thus, it is significant to note that for new teachers, the existence of concern by grouping, although small, was important to their well-being and their own success, as to the students. Teachers who participated felt it was important to have ways of socializing in schools, because they felt that importance during their careers. I think it is important to note that in this paper I analyze my own professional path, in reflexion. In short, I can say that this study made me realize that the target school, with no doubt the best school where I have worked in, and the fact that in this school the socialization exists between teachers brought positive results and success at school. I noticed that it is important we have supervision and guidance in professional practice, but reflectively, by the supervisor, as well as by the teacher. Finally, I consider that there are many other studies to be conducted concerning education.
Description: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação na Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2462
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp035793_tm.pdf810.93 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE