Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/25075
Título: Autonomia e colaboração : um estudo sobre a virtualização da aula através do uso das plataformas LMS no ensino superior
Autor: Lima, Wannise de Santana, 1973-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Ensino superior
Tecnologia educativa
Teses de doutoramento - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: Este estudo tem como propósito a investigação da relação entre a interação e colaboração, possíveis a partir do uso das plataformas LMS como suporte ao Ensino Superior presencial. Neste sentido, foram eleitos como participantes do estudo, os estudantes e professores que utilizaram os fóruns de discussão das plataformas LMS dos Cursos de Licenciatura e Mestrados Integrados da Universidade de Lisboa no ano letivo 2012/2013. O problema de investigação centrou-se na satisfação dos estudantes com a aprendizagem nas plataformas e nas contribuições das interações virtuais, para a promoção da autonomia e colaboração. Com uma abordagem metodológica mista, o estudo integra a análise das LMS, questionários aos 604 estudantes e entrevistas aos 17 professores de disciplinas que utilizaram fórum de discussão. Os resultados evidenciaram um elevado nível de satisfação dos estudantes, e a existência de correlação significativa entre a perceção dos estudantes e a sua satisfação com a plataforma. Tanto professores quanto os estudantes reconhecem as vantagens das LMS para o melhor acesso, seleção e organização dos estudos, a maior comunicação e interação entre estudantes e professores, e a possibilidade de participação mais ativa dos estudantes. Os professores reconhecem também a necessidade de maior desenvolvimento das competências dos estudantes para a comunicação online e para o trabalho colaborativo. Tais informações poderão ser úteis para os responsáveis pela implementação de plataformas LMS no Ensino Superior e também aos professores que já fazem uso das tecnologias para ensinar, mas que carecem de orientações para a construção de estratégias de ensino que passem a ter como elementos fundamentais a autonomia, interação e colaboração.
This study aims to investigate the relationship between interaction and collaboration, which are made possible through the use of LMS platforms as a support tool for higher education. In this regard, students and teachers who used the discussion forums of LMS platforms for undergraduate programs and Integrated Masters of the University of Lisbon, in the academic year 2012/2013, were elected as participants of the study. The research was focused on student satisfaction with the learning platform and the contributions of virtual interactions to promote autonomy and collaboration. With the use of a mixed methodological approach, the study includes the analysis of LMS platforms, online surveys to 604 students and interviews with 17 teachers that used the discussion forum in that school year. The purpose of the study was to understand the perceptions of students and teachers on LMS platforms; identify educational activities guided by the interaction that provide better opportunities for student-centered knowledge building. The results showed a high level of student satisfaction. The data analysis also revealed the existence of a significant correlation between the perception of students and their satisfaction with the platform. Both teachers and students recognize the advantages of LMS for better access, selection and organization of studies, a greater communication and interaction between students and teachers and the possibility of more active participation of students. Teachers also recognize the need for further development of students’ skills for online communication and collaborative work. Such information may be useful for those responsible for implementation of LMS platforms in higher education as well as for teachers who already use technology to teach, but lack guidance for the construction of teaching strategies that start having autonomy, interaction and collaboration as fundamental elements.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/25075
Designação: Doutoramento em Educação
Aparece nas colecções:IE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulsd729848_td_wannise Lima.pdfulsd729848_td_Wannise Lima.pdf4,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.