Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/25109
Título: Portais para o espaço do divino : geometria e narrativa no retábulo escultórico do renascimento
Autor: Henriques, Francisco, 1966-
Orientador: Pereira, Fernando António Baptista, 1953-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2016
Renascimento - Portugal
Retábulos
Pedra
Iconografia
Iconologia
Competencias geométricas
Composição
Data de Defesa: 2016
Resumo: Prosseguindo uma linha de investigação iniciada, entre outros, por Jay Hambidge, Matila Ghyka, Charles Bouleau, ou Luís Casimiro, no presente estudo efetuou-se a análise geo-métrica das obras retabulares, e de tipologia retabular, em pedra, pertencentes ao período do Renascimento em Portugal. Na ausência de um tal estudo efetuado às obras retabulares escultóricas em Portugal, abrangendo um arco cronológico que se estende da década de 1520 ao final do século, perante um inicial conjunto de 216 obras inventariadas, e de afastadas todas as que não reuniam essenciais condições de estudo, efetuou-se a referida análise a um conjunto final de 103 retábulos, 29 portais, 27 arcos triunfais e 17 túmulos. Esteve em análise um conjunto de obras de arte até aqui nunca estudadas sob esta perspetiva, em alguns casos apenas muito resumidamente documentadas, e na sua grande maioria, só parcialmente descritas. Analisaram-se e caracterizaram-se todos os espécimes, permitindo a respetiva ordenação por tipologias e subtipologias, introduzindo novos dados contribuindo para o estudo, inventariação e preservação deste legado patrimonial. Efetuada a análise plástica e iconográfica de todas as obras, procedeu-se, depois, à identificação de existentes metodologias geométricas empregues como auxiliares prévias de composição; posteriormente organizando e a apresentando todo o conjunto no Volume III que compõe este estudo, devidamente identificadas e geograficamente ordenadas, acompanhadas pelas fotografias respetivas, e análises correspondentes. Identificados diferentes níveis de excelência artística – escultórica e compositiva, e devidamente alicerçadas em eruditos conceitos de geometria de matriz euclidiana – efetuou-se uma mais profunda e integral análise de cerca de 20 obras de arte de excelência maior. Por fim, baseada nesta metodologia, esta análise permitiu uma mais completa leitura iconológica destas obras.
Building on a line of research developed, among others, by Jay Hambidge, Matila Ghyka, Charles Bouleau and Luis Casimiro, we carried out a geometric analysis of stone-carved retable works and related structures, within the Portuguese Renaissance period. In the absence of any studies on Portuguese stone-carved retables spanning a chrono¬logical arch from the decade starting 1520 to the end of that century, we initially identified a body of 216 inventoried works within this scope. Having disqualified all works that did not meet the essential research criteria, we applied the aforementioned analysis to a sub¬ject group of 103 retables, 29 portals, 27 triumphal arches and 17 tombs. The artworks under analysis had never previously been studied from this perspective, are in some cases only scarcely documented, and the overwhelming majority are only partially described in existing literature. We analysed and characterised all specimens, allowing us to categorize them across typologies and sub-typologies, enabling us to establish new data for the study, inven¬torying and preservation of this patrimonial heritage. After carrying out the plastic and iconographic analysis of all the works, we proceeded to the identification of the existing geometric methodologies used to support composition work. In Volume III of this study, we organised and presented the whole body of work, duly identifying and geographically ordering each piece, in conjunction with its respecti¬ve photographs and corresponding analysis. Having identified different levels of artistic excellence – from stone-carving and com¬positional perspectives duly based on sophisticated Euclidian geometric concepts – we carried out a deeper and more integral analysis of 20 artworks of major significance. Finally, based on this methodology, this analysis enables a more thorough iconological interpretation of these works.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes (Ciências da Arte), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2016
Apenas existe em formato físico o 1º vol., os restantes dois terão de ser consultados em formato digital
URI: http://hdl.handle.net/10451/25109
Designação: Doutoramento em Belas-Artes
Aparece nas colecções:FBA - Teses de Doutoramento

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