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Título: Combater a desistência de adultos nos cursos EFA escolar, nível secundário
Autor: Bessa, Maria de Fátima Coelho da Rocha, 1965-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Ensino secundário - Portugal
Insucesso escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O ambiente cultural geral e o ambiente cultural familiar condicionam grandemente os resultados escolares e, principalmente, as aprendizagens. Não apostar energicamente em elevar o nível cultural e educacional geral da população, continuará a contribuir para o actual atraso estrutural em que nos encontramos relativamente aos outros países europeus. Este atraso pesa muito mais do que poderíamos supor sobre uma população que, sendo pouco instruída, valoriza pouco a escola. Vivemos um momento particularmente difícil: tem sido realizado um esforço financeiro na educação e formação sem precedentes e os resultados estão muito aquém do esperado pelos nossos governantes, apesar de vários estudos revelarem baixos níveis de iliteracia da população, apesar de haver vários milhares de professores com horário zero e apesar de existirem milhares de licenciados desempregados. Precisamos estabelecer compromissos sociais muito concretos, que realmente comprometam os diversos agentes sociais em torno de objectivos bem precisos de melhoria da educação e da formação dos portugueses, jovens e adultos e deixar de continuar a intervir só dentro das escolas, a promover reformas e mais reformas e a deixar a formação entregue só a professores e técnicos. Nesta investigação procuramos através de um estudo de carácter exploratório, baseado numa metodologia de índole qualitativa, compreender alguns aspectos que, de forma directa ou indirecta, interagem e condicionam a conclusão ou não do curso de Educação e Formação de Adultos, escolar, nível secundário, por parte dos formandos inscritos na escola secundária José Saramago – Mafra. Para o efeito, realizámos um conjunto de entrevistas a 85 adultos em que procuramos recolher as suas opiniões sobre a forma autónoma como a escola e os profissionais, desempenham o seu papel como agentes de desenvolvimento das aprendizagens e, a 26 destes formandos, que não concluíram a formação, procuramos também aferir os motivos que os levaram à desistência do curso que iniciaram. Este trabalho objectiva contribuir para o desenvolvimento do debate a respeito da articulação que consideramos necessária, entre a escola e todos os agentes com que esta se relacionam, e as implicações desta articulação com os processos de formação e de aprendizagem ao longo da vida, num universo sócio-económico em contínua transformação.
Family and cultural environment in general have a strong impact in scholar achievements, mainly where learning skills are concerned. Not making a strong bet in enhancing the cultural and educational level of the population in general, will only contribute to the structural decay which we face in comparison with other European countries. This decay weights even more on a population that, being less enlightened, has little appreciation for school. We face a particularly difficult moment: despite the unprecedented financial effort that has been placed on education and training, the results are far from what our Governments expected, and several studies show that there is a high level of illiteracy in population in general. Also, there are thousands of teachers who have no working hours attributed to them, as well as thousands of unemployed graduates. It is necessary to establish concrete social compromises, that really engage the various social agents around the idea of improving education and training of the Portuguese, young adults and adults, and start to intervene not only in schools, promoting reforms after reforms and letting training and education lay solely in the hands of teachers and technicians. In this research, we tried through an exploratory study, based on a qualitative methodology, understand some aspects that, in a direct or indirect way, interact and condition the conclusion or not of the Education and Training of Adults course, secondary level, by the trainees enrolled in José Saramago - Mafra Secondary School. For that purpose, we carried out a set of interviews to 85 adults with which we tried to gather opinions about the way the school and its professionals play their roles as agents in developing learning skills, and to 26 of those interviewed adult trainees, who didn’t finish their training, we tried also to assess the reasons why they abandoned the training they initially started. This dissertation hopes to contribute to the urgent debate regarding the balance which we consider necessary, between school and all agents that interact with it, and the implications that this balance has with all learning and training processes throughout life, in a social-economical universe in continuous transformation.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2520
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