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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2522

Título: Reconhecimento, validação e certificação de competências em adultos : dificuldades e aprendizagens na área de linguagem e comunicação
Autor: Medeiros, Maria do Pilar Soares Tavares de, 1968-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O trabalho que aqui desenvolvemos, no domínio das Ciências da Educação / Formação de Adultos, consiste num estudo sobre a execução do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Conhecimentos Adquiridos (RVCC), na Área de Linguagem e Comunicação (LC), no Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Secundária José Saramago (ESJS), em Mafra, durante o ano civil de 2009. Tal estudo visava avaliar o nível de consciencialização dos candidatos face a este momento da sua experiência de vida, convidando-os, e a nós também, a reflectir sobre ele e a extrair conclusões. As conclusões incidiram sobre as dificuldades e aprendizagens percebidas por estes adultos, uma vez concluído o seu percurso, sobre a eficácia do processo de RVCC efectivado no CNO desta escola, particularmente no que a LC dizia respeito, e sobre a capacidade de, aqui, se fazer corresponder este dispositivo de certificação ao espírito originário que está na base da sua concepção. Na investigação que realizámos, recorremos a uma metodologia de análise quantitativa e qualitativa, tendo por base informações extraídas de diversos documentos elaborados por entidades da escola. De entre estes, contam-se, sobretudo: o relatório efectuado pela Coordenação do CNO sobre a actividade deste organismo durante 2009; um questionário produzido por nós e apresentado a candidatos que haviam terminado o seu processo de RVCC; um relatório que, na qualidade de formadora de LC, que acompanhou estes adultos ao longo do seu processo, construímos sobre o desempenho dos mesmos. Por meio, sobretudo, da comparação entre o ponto de vista da formadora de LC e o ponto de vista global dos adultos certificados que responderam ao questionário, verificámos um certo distanciamento quanto à imagem construída por uma e por outros sobre como o processo decorreu nesta Área. Tal distanciamento observou-se com maior nitidez relativamente às dificuldades que os adultos referiram ter experimentado ao longo do processo no contexto desta Área, que, de acordo com os próprios, foram consideravelmente reduzidas, enquanto que, na óptica da formadora que os apoiou, foram maiores e evidentes até. No que se refere a aprendizagens efectuadas, as perspectivas foram mais coincidentes, muito embora grande parte dos candidatos, já certificados, delineasse um cenário mais optimista do que aquele que foi traçado pela formadora de LC. Desta forma, pudemos verificar que muitos dos adultos certificados não revelaram o grau de consciencialização sobre a sua experiência requerido num mecanismo desta natureza. Tal conduziu-nos a duvidar da eficácia que desejávamos alcançar ao nível da execução do processo de RVCC em LC. Tal fez-nos questionar sobre se o CNO desta escola estava a orientar-se em conformidade com os pressupostos essenciais deste dispositivo de certificação. Tal, enfim, levou-nos a compreender que, afinal, nos encontramos prisioneiros de um capitalismo voraz que de tudo se serve para se alimentar e que encara a educação como menu preferido.
The work presented in this report was developed in the field of Adult Education and Educational Sciences. Its main goal was to do an analytical study of the process of Recognition, Validation, and Certification of Acquired Knowledge, in the area of Language and Communication, as performed by a group of adults aiming at finishing their basic education. The study was focused on the process carried out at Centro Novas Oportunidades (CNO, Centre for New Opportunities) of José Saramago High School, Mafra, Portugal, during the year of 2009. Specifically, the study aimed at doing an assessment of the awareness level of the candidates regarding the competences they had acquired day to day in the form of life skills. Such awareness was part of the pedagogic strategy, as the main driver to achieve education. It would also lead us to the perception of how efficiently the RVCC process in LC and the proceedings of this CNO were carried out during this period of time, considering the basic principles set for this type of certification. The elements used in this study were: the official report on the activities of this CNO, produced by its Coordination Board for the National Agency for Qualification; the results of a survey performed on the population of candidates that had already concluded the process, based on a questionnaire aimed at collecting the perception of learning outcomes and difficulties during the process; and a report on the candidates’ performance, produced by the educator in charge, who is also the author of this current document. The questionnaire and the report on the candidates’ performance were based on a common outline of concerns, so both the involved parties (trainer and candidates) commented on the same issues. By matching the educator’s point of view with the perspective of the candidates that answered the survey, it was concluded there is a large gap between those two perceptions on the way the process was carried out in the Language and Communication unit. This gap was most significant between the difficulties the candidates reported, as being diminute, and the perception of the educator, who reported such difficulties as considerable and evident. In respect to the learning outcomes, the viewpoints were more similar, even though the candidates outlined a better picture of the process than the educator of the Language and Communication unit. Hence, it was confirmed that many adults did not reveal the awareness level required by a process of this nature, which led to the idea of some inefficiency of the RVCC process in LC. This also led to the questioning of the proceedings of this CNO, if it was carrying out correctly the basic principles set for this type of certification. All this led to the thought that we are, in fact, prisoners of a voracious capitalism, which will feed on anything and feasts on education as its main meal.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2522
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