Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2526

Título: Que papel podem desempenhar as tecnologias de informação e comunicação na relação escola-família?
Autor: Ferreira, Helena Isabel Caseiro Branco Dias Pereira, 1974-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias Educativas
Relação escola-família
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Com a crescente e rápida evolução das tecnologias de informação e comunicação e as funcionalidades da Web 2.0, muito mais acessíveis e imprescindíveis no quotidiano, questionou-se a possibilidade de através delas ser possível um relacionamento mais próximo entre a escola e a família. É nesta questão que assenta este trabalho projecto. Utilizou-se uma metodologia de trabalho projecto composta por quatro fases distintas. O enquadramento teórico, a metodologia, a análise de resultados e, por fim, as conclusões onde é feito um plano de acção com base nos dados recolhidos. O plano de acção proposto é exequível e com mais-valias para a escola como instituição de ensino, mas também de aprendizagem para os professores (nomeadamente os directores de turma), para os pais e encarregados de educação e essencialmente para os alunos, afinal são eles o núcleo principal de uma escola. Propõe-se a possibilidade de aquisição ou aprofundamento por parte dos directores de turma e dos pais e encarregados de educação de competências na área das tecnologias de informação e comunicação, com o objectivo de as usarem como meio facilitador de comunicação, em que o correio electrónico ou as redes sociais são alguns exemplos possíveis. O plano de acção passa ainda pela proposta de melhoria de algumas infra-estruturas e serviços já existentes na escola e que entretanto foram evoluindo. As tecnologias de informação e comunicação podem, de facto, ter um papel importante na aproximação entre a escola e a família.
With the increasingly rapid evolution of information and communication technologies and Web 2.0 features, which are much more affordable and essential in everyday life, one question may be raised: can their use create a closer relationship between schools and families? It is upon this issue that the project is based. We use a methodology of project work consisting of four distinct phases. The theoretical framework, methodology, result analysis and finally, conclusions, where a plan is devised based on the collected data. The proposed plan is feasible and has advantages for the school not only as a teaching institution, but also as a place of learning, for teachers (including form teachers), for parents and above all for students as they are the core of a school. We propose the possibility of form teachers and parents and guardians acquiring or improving their skills in information and communication technologies, so as to use them as a communication facilitator, in which electronic mail or social networks are some possible examples. The plan also consists of the proposal for improvement of some infrastructures and services already present in the school and which have been evolving. Information and communication technologies may, in fact, have an important role in bringing schools and families together.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2526
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037390_tm.pdf1,29 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE