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Title: Representações de comportamentos apropriados-inapropriados e metáfora de "adulto adaptado" em pais muçulmanos residentes na área da Grande Lisboa, com filhos dos 5-12 anos
Authors: Dias, Joana Isabel Gouveia da Cruz, 1978-
Advisor: Marchand, Helena d’Orey, 1948-
Keywords: Educação intercultural
Emigrantes - Portugal
Cultura islâmica
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Verifica-se hoje, à escala global, um aumento das correntes migratórias devido essencialmente ao aumento dos desníveis socioeconómicos. Um dos fluxos que mais tem contribuído para a heterogeneidade cultural e religiosa europeia tem sido o da imigração islâmica, nomeadamente a oriunda de países do Norte de África e África Subsariana, Médio Oriente e Oriente. A vinda, para Portugal de pessoas provenientes destes países tem vindo a tornar-se expressiva, aumentando a necessidade de um conhecimento mais profundo das suas características culturais, práticas de socialização, crenças,valores, entre outros aspectos. Este estudo teve como objectivo principal conhecer as representações e aspirações de pais muçulmanos, em relação aos seus filhos, através da análise das suas concepções de “Adulto Adaptado” e de “comportamentos apropriados / inapropriados”. Foi ainda averiguado se as respostas dos participantes variavam, ou não, em função do seu nível de escolaridade e/ou em função do género dos filhos. Para tal, foi reunida, segundo o método aleatório simples, uma amostra de 54 indivíduos muçulmanos, com filhos com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. Aos participantes no estudo, maioritariamente pais do género masculino, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas que pretendiam: i) caracterizar o nível socioeconómico das famílias, ii) identificar e analisar a sua Imagem de Adulto Adaptado e iii) identificar e analisar as suas concepções de comportamentos apropriados / inapropriados. Os resultados mostraram que, no que dizia respeito às concepções de comportamentos apropriados / inapropriados, a maioria dos participantes valorizou os comportamentos de conformidade e, no que dizia respeito à imagem de Adulto Adaptado, a maioria dos participantes valorizou a aquisição e desenvolvimento de competências instrumentais. A análise dos resultados mostrou ainda a existência de variações nos dados obtidos, relacionadas quer com o nível de escolaridade dos participantes, quer com o género dos filhos, nomeadamente, i) a valorização, por parte dos grupos com um nível de escolaridade elevado, da autonomia e da realização pessoal, e a valorização por parte dos grupos com um menor nível de escolaridade, da conformidade e das competências instrumentais e ii) a valorização da autonomia e das competências instrumentais dos pais, em relação às suas filhas, e a valorização da conformidade e das características do Self dos pais, em relação aos seus filhos.
An increase in the immigration fluxes is verified at the global dimension today, mainly due to the increase of socioeconomic unevenness. One of the fluxes which has mostly contributed to the European religious and cultural heterogeneity is the Islamic immigration, specially the one coming from North African, Sub-Saharan, Middle eastern and Eastern countries. The coming to Portugal of people originating in these countries has turned out expressive, increasing the need for a deeper knowledge of their cultural characteristics, socialization practices, beliefs, values, among other aspects. The main objective of this study is to know the representations and aspirations of the Muslim parents towards their children, through the analysis of their conceptions of “Adapted Adult” or “appropriated/inappropriate behaviour”. We have also verified if the answers of the participants changed or not according to their school level and/or the children’s gender. To accomplish that, a test sample of 54 Muslim individuals with children of 5 to 12 years of age was gathered according to the simple casual method. Questionnaires were applied, and interviews were made to the participants in the study, with the aim: i) to characterize the socioeconomic family levels; ii) to identify and to analyze their Adapted Adult Image; iii) to identify and to analyze their conceptions of appropriated/inappropriate behaviour. In what concerned the conceptions of appropriated/inappropriate behaviour, the results have showed that the majority of the participants valued the conformity behaviour and in what concerned the image of Adapted Adult, the great majority of the participants valued the acquisition and development of instrumental competences. The result analysis also showed the existence of change in the achieved data, related to either the participant school level, or the children gender, mainly i) the valuing of autonomy and personal accomplishment, by part of the groups with high school level, and the valuing of conformity and instrumental competences by the group with a lower school level and ii) the valuing of autonomy and instrumental competences of parents, in relation to their daughters, and the valuing of conformity and Self characteristics of parents in relation to their sons.
Description: Tese de mestrado, Educação (Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2527
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