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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2536

Título: Processo integrado de reconhecimento, validação e certificação de competências : que mudanças profissionais, sociais e pessoais?
Autor: Paulino, Natália de Jesus Dinis, 1969-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A presente investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, tem por objectivo perceber o impacto do Processo Integrado de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, em dois grupos profissionais, que são as Auxiliares de Acção Educativa e Electricistas de Instalações, tendo por base a perspectiva de adultos certificados. Este trabalho inclui a análise reflexiva da minha experiência profissional identificando os respectivos momentos-chave que contribuíram para a minha aprendizagem como formadora. Para contextualizar a problemática que está na base desta investigação, procurou-se construir um quadro teórico que pretende sintetizar o campo da educação e formação de adultos, quer a nível histórico, quer a nível teórico, bem como identificar as modalidades educativas existentes, aprendizagem e adquiridos experienciais. O estudo empírico, baseado na recolha de elementos documentais, na entrevista e nos questionários, permitiu compreender que os adultos certificados em ambos os grupos profissionais valorizam este processo e reconhecem ter efectuado aprendizagens. Os efeitos decorrentes da realização do processo em ambos os grupos profissionais, indicam que os Electricistas identificam essencialmente mudanças a nível profissional, enquanto as Auxiliares referem que os efeitos produzidos são essencialmente no âmbito Educativo/Formativo.
This investigation project, under the Master of Science in Science Education (adult training area of specialization) aims to understand the impact of the Recognition and Validation of Skills and Competences Integrated Process, in two professional groups, which are the Educational Assistants and the Electricians, based on their perspective as certified participants. This paper includes a reflective analysis of my working experience, identifying its key moments that contributed to my learning as a trainer. To contextualize the problem, one tried to elaborate a theoretical framework, which synthesizes the field of adult education and training either in a theoretical or a historical level, and identifies the educational methods established, the learning and acquired experiential. The empirical study, put in to practice through the collection of documentary evidence, questionnaire contends and an interview, permitted to understand that the adults, in both groups, appreciate this process in terms of accomplished learning. In what concerns the effects on the life of the adults, who participated in this process, the electricians mention that the effects occur in a professional level; while the educational assistants refer that the effects are mainly in their Educational/Training scope.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2536
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