Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2537

Título: Educação pela arte como área de intervenção para a integração de jovens e adultos em risco de exclusão social
Autor: Rodrigues, Margarida Vicente, 1981-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Educação pela arte
Exclusão social - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este trabalho de projecto, enquadrado no Mestrado em Ciências de Educação, centra-se na Educação pela Arte como uma área de intervenção para a integração de jovens e adultos em risco de exclusão social. Tem como principais finalidades enquadrar a política educativa em Portugal dirigida a este público-alvo, tendo por base o campo de educação de adultos, e analisar os contributos dos projectos de Educação pela Arte desenvolvidos nomeadamente no Chapitô. Partindo do pressuposto de que a Educação pela Arte é um caminho alternativo para responder de forma humanizada e democrática aos desafios da sociedade contemporânea, são apresentadas no final deste trabalho as linhas gerais de um projecto de intervenção ancorado na metodologia da Educação pela Arte, nos saberes experienciais e na participação imprescindível do público-alvo em causa. A problemática dos jovens e adultos em risco de exclusão social, subjacente a este projecto, é uma realidade complexa que pode englobar diversas situações sociais que vulnerabilizam os processos de integração. A educação através das artes apresenta-se como um meio de intervenção que, ao partir das experiências dos indivíduos, promove a sua implicação e participação facilitando processos de transformação dos mesmos e consequentemente do colectivo/sociedade. O projecto de intervenção proposto - Despert@rte - parte das potencialidades e das pistas de intervenção, fundamentadas neste trabalho de projecto, e pretende potenciar o despertar do Eu na relação com o Outro, através da Arte, para construir novas formas de integração.
This project work, framed in the Master of Education Sciences, focuses on Education through Art as an area of concern for the integration of youth people and adults at risk of social exclusion. Its main purpose frames the education policy in Portugal aimed at this target, based on the field of Adult Education, and analyzes the contributions of the projects developed Education through Art in particular Chapitô. Assuming that the methodology of Education through Art is an alternative and humane way to respond more democratically to the challenges of contemporary society, an intervention project is presented at the end of this study, anchored in the methodology of Education through Art, in experiential knowledge and in the vital participation of this target. The issue of youth and adults at risk of social exclusion, behind this project, is a complex reality, which can include several social situations, vulnerable for integration processes. Education through Art is presented as a means of intervention which, from the experiences of individuals, promotes their involvement and engagement by facilitating processes of transformation of individuals and therefore the collective. The intervention project Despert@rte proposed comes from the manifest potential of Education through Art and the clues for intervention, based on this project work, and intend to boost the awakening of the Self in relation to the Other through the Art to achieve new forms of integration.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2537
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037424_tm.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia