Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/25395
Título: Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portugal
Autor: Martins, Dércio
Jorge, Idalina
Palavras-chave: Ensino a distância
Investigação
Método Delphi
Data: 2014
Editora: Educom - APTE
Citação: Martins, D., & Jorge, I. (2014). Um estudo para a identificação das áreas de investigação em ensino a distância consideradas prioritárias em Portugal. Educação, formação & tecnologias, 7(1), 61-79.
Resumo: Muitos investigadores consideram que conhecer as tendências da investigação em ensino a distância é importante para fazer avançar o conhecimento e a prática no campo. O presente estudo do tipo Delphi procura identificar e categorizar as áreas prioritárias a investigar em ensino a distância em Portugal. Para tal, foram consultados especialistas em investigação e ensino a distância portugueses, tendo-se recolhido as suas opiniões através de dois questionários online, distribuídos em duas rondas. Este estudo recorre a uma categorização criada por Zawacki-Richter em 2009, de áreas de investigação em ensino a distância, em três níveis: macro (sistemas e teorias de ensino a distância); meso (gestão, organização e tecnologia); e micro (ensino e aprendizagem). Os resultados, segundo a opinião dos especialistas consultados, demonstram que todas as áreas merecem ser investigadas. No entanto, existem seis áreas muito importantes a investigar em ensino a distância em Portugal, correspondendo às subcategorias: 1) avaliação da qualidade; 2) interação e comunicação; 3) conceção do ensino; 4) teorias e modelos, 5) inovação e mudança, 6) desenvolvimento profissional dos docentes. A construção de um quadro referência sobre a investigação no ensino a distância em Portugal permite a organização do conhecimento, e procura ajudar na identificação de áreas prioritárias ou lacunas de investigação, como forma de desenvolver a investigação de forma válida, coerente e sistemática
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/25395
ISSN: 1646-933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/381
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