Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2540
Title: Município de Alenquer : práticas e políticas
Author: Costa, Filipa Isabel Correia da, 1987-
Advisor: Pinhal, João, 1948-
Keywords: Administração educacional - Portugal
Políticas educativas
Municípios - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Defense Date: 2010
Abstract: Este relatório apresenta o estágio curricular relativo ao mestrado em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Educacional e que inclui um projecto de investigação. O estágio decorreu na Câmara Municipal de Alenquer e no Jardim-de-infância do Centro Escolar de Paredes. Ao longo deste percurso, várias foram as actividades desenvolvidas e que possibilitaram adquirir competências e de desenvolver capacidades na área de estudos, com ênfase em tarefas de planificação e organização. O estágio permitiu assim o transfert de conhecimentos entre a experiência, através de uma situação real, a formação e vice-versa. No âmbito do estágio, foi efectuado um projecto de investigação que teve como problemática o alcance das acções municipais na emergência de uma política educativa local. Deste modo, e tendo como objecto de estudo a Câmara Municipal de Alenquer, procedeu-se a um levantamento da sua intervenção no domínio da educação, com intuito de compreender o seu alcance e verificar a existência de uma política educativa local. Os resultados obtidos apontam para um papel activo e interveniente na dinâmica educativa, desenvolvendo actividades de sua iniciativa. Por outro lado, a sua intervenção não é constituída por um conjunto coerente de acções nem segue uma linha orientadora que reflicta o sentido da sua acção. Não se pode afirmar a existência de uma política educativa local, no entanto, a perspectiva é caminhar nesse sentido, verificando-se alguns indícios e uma certa aproximação.
This Report presents the curricular internship related to the Master in Science of Education, with specialization in the field of Education Administration, which is also composed by an investigation project. The Internship occurred at Câmara Municipal de Alenquer and at the kindergarten of Centro Escolar de Paredes. During that period, a multitude of tasks were developed. This allowed acquiring competencies and developing capacities in the field of study, with focus in planning and organizing tasks. Furthermore this internship made possible to connect the academic /theoretical world with an experience in a real situation. Within the internship, it was developed an investigation project which had as problematic the range of municipal actions in the emergence of the local education policy. Having the Câmara Municipal de Alenquer as object of study, I proceed to the collection of information about their intervention in the education domain. The intent was to understand and find out the existence and range of local education policies. The obtained results lead to an active and participative role in the educational dynamics. On the other hand, their actions are not composed by a set of coherent actions and at the same time don’t follow any conducting line that express the direction of their actions. The presented scenario doesn’t allow ensuring the existence of a local education policy, but the perspective is towards that goal, verified through some indications and a certain approximation of some actions.
Description: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2540
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado



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