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Título: A avaliação das escolas no quadro actual das políticas públicas em educação
Autor: Rebordão, Isabel Maria Joaquim Paulino Cândido, 1959-
Orientador: Afonso, Natércio, 1948-
Palavras-chave: Políticas educativas
Avaliação escolar
Qualidade escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O tema “avaliação”, para além do seu carácter polissémico, é um tema que suscita grande debates muitas vezes não consensuais. E, quando a ele se associa a “qualidade”, a controvérsia torna-se maior. As reformas introduzidas nas escolas portuguesas, entre as quais a auto-avaliação das escolas, a avaliação dos docentes e o novo modelo de autonomia, administração e gestão escolar têm sido justificadas pela necessidade de melhoria da qualidade do sistema educativo. A escola como o epicentro das mudanças no complexo sistema educativo está sujeita a uma regulação tripartida, no qual: o Estado, enquanto legislador, garante a democracia, a igualdade, a equidade e da eficácia da educação pública; os alunos e as suas famílias, como consumidores, exercem o controlo social sobre a escola, exigindo qualidade de ensino, igualdade de oportunidade e direito à informação e os professores, enquanto funcionários profissionais, reclamam condições para uma prestação docente que garanta a qualidade das aprendizagens dos alunos. O projecto que desenvolvemos aborda a auto-avaliação numa perspectiva de melhoria da escola (School Improvement) pois, focaliza os seus objectivos na melhoria dos processos educativos. A metodologia adoptada insere-se no quadro do modelo de auto-avaliação participado, pois mobiliza a comunidade educativa que é envolvida na análise e resolução dos problemas da escola. O período a que se reporta o presente relatório permite-nos concluir que as sessões promovidas para a construção do PAVE (perfil de auto-avaliação da escola) constituíram o ponto mais alto do processo e revelaram ser um método ideal para a selecção das áreas prioritárias para a avaliação, e que o sucesso de um projecto de melhoria das escolas está associado a uma liderança democrática e participativa, capaz de mobilizar a comunidade educativa a envolver-se ao longo de todo o processo. Com o decorrer do projecto, constatámos que a escola possui um clima favorável para promover uma cultura de reflexão crítica de questões que podem contribuir para a melhoria dos processos educativos dos nossos alunos.
Le thème “ évaluation”, au-delà son caractère polysémique, est un thème qui provoque de grands débats, souvent non consensuels. Et, quand on y associe la « qualité », la controverse est encore plus grande. Les réformes introduites dans les écoles portugaises comme l` auto-évaluation des établissements, l`évaluation des enseignants et le nouveau cadre de l`autonomie, administration et gestion scolaires, sont justifiées par le besoin d`améliorer la qualité du système éducatif. L´école comme épicentre des changements à l`intérieur du complexe système éducatif est soumise à une régulation tri partie, c`est-à-dire l`État, en tant que législateur, garantit la démocratie, l`égalité, l`équité et l efficacité de l` éducation publique ; les élèves et leurs familles, en tant que consommateurs, exercent le contrôle social sur l`école, exigeant la qualité de l`enseignement, l`égalité d`opportunités et le droit à l`information et les enseignants, en tant que fonctionnaires professionnels, revendiquent des conditions pour que leur performance assure la qualité des apprentissages des élèves. Le projet qu`on a développé considère l`auto-évaluation dans une perspective d`amélioration de l`école (School Improvement) vu qu’il centre ses objectifs dans l`amélioration des procédures éducatives. La méthodologie adoptée est insérée dans le cadre du modèle d`auto-évaluation participé, car il engage la communauté éducative dans l`analyse et résolution des problèmes de l`école. La période à laquelle se rapporte ce projet nous permet de conclure que les sessions pour la construction du PAVE (profil de l`auto-évaluation de l`école) ont constitué le sommet de tout le processus et ont prouvé être une méthode idéale pour la sélection de domaines prioritaires pour l`évaluation, et que la réussite d`un projet d`amélioration des écoles est associée à une gestion démocratique et participative, capable d`engager la communauté éducative au long de tout le processus. Au fur et à mesure que le projet avançait on a constaté que l`école possède une ambiance favorable pour promouvoir une culture de réflexion critique de questions qui peuvent contribuer à l`amélioration des processus éducatifs de nos élèves.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2542
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

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